DECEMBER 9, 2022


Cemig alerta sobre cabos de telecomunicação frouxos ou soltos até o chão

Moradora de Montes Claros denunciou o caso a Tempo, que buscou respostas da Cemig.

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Foto: Larissa Durães

Após o alerta da Cemig para que a população fique atenta com os cuidados a serem tomados na instalação de todos os tipos de enfeites e ornamentos, nas Festas Juninas, uma moradora de Montes Claros, enviou para a nossa equipe de jornalismo uma situação que vem se repetindo por vários bairros da cidade: cabos de telecomunicações espalhados pelo chão, desprotegidos e expostos.

Nos últimos tempos, tem se tornado cada vez mais comum deparar-se com uma cena preocupante nas ruas. Esses cabos, que deveriam estar devidamente instalados e seguros, representam um perigo em potencial para os moradores que em muitos casos não sabem nem a quem recorrer.

“Na porta da minha casa tem um pendente que até me atrapalha de entrar em casa. Não sei o quanto pode ser perigoso ter um fio deste perto do chão. E o que fazer, porque já procurei várias companhias de telefonia, e o fio não tem pai nem mãe, não é de ninguém”, destaca.

Diante do questionamento da moradora, que não quis se identificar, a Tempo procurou a Cemig para maiores esclarecimentos, e por meio da assessoria de comunicação empresa, obtivemos um retorno sobre o assunto.

Primeiro, questionamos a companhia de energia sobre quem poderia utilizar os postes de luz para colocar fios com outras finalidades, como internet, telefonia e televisão.

“Os cabos de telecomunicações são instalados pelas empresas de Telecom. A maneira correta de instalação é primeiramente a empresa ter contrato de compartilhamento junto à concessionária de energia detentora do ativo (poste) e, posteriormente, ter seu projeto de telecomunicações devidamente aprovado pela concessionária para a instalação”, relatou

Sobre a condutado a ser adotada pela população para resolver o problema, já que as empresas de internet não assumem serem elas os fios, a empresa disse o seguinte disse que “o caminho é informar à Cemig , repassando o logradouro exato onde foi encontrado o fio pendente, para que a Cemig repasse às empresas de telecomunicações, que devem providenciar as regularizações de suas respectivas redes”.

Também questionamos a empresa, se o fato de uma pessoa estiver tendo problema com o fio, como no caso moradora que fez a denúncia, se ela mesma pode providenciar a retirada do fio por meio de um profissional. Segundo a Cemig “em nenhuma hipótese, deve-se ter contato com o cabeamento. A ação a ser tomada é informar imediatamente à Cemig (logradouro exato), para que a companhia entre em contato com as empresas de Telecomunicações para sanar o problema. Em relação ao corte da rede, caso as empresas de telecomunicações não se manifestem em relação à comunicação feita, a Cemig irá tomar as medidas a fim de remover a rede no local. Mas vale reforçar: ninguém deve tentar fazer o corte do cabeamento, pois pode ser que esteja em contato com a rede elétrica e, portanto, energizado”, destacou.

De acordo com a Cemig, qualquer morador pode entrar em contato por meio do número 116, informando o logradouro exato onde foi detectado o problema com cabos de Telecomunicações. Além disso, a informação pode ser repassada pelo e-mail GI.PROJETO@CEMIG.COM.BR. “Os clientes também devem procurar a empresa de telecomunicação responsável, por meio no número de telefone que consta na placa dos cabos, caso seja possível essa visualização” ressalta.

Por fim, a companhia enfatizou que “está fazendo o levantamento destas redes, via censo, em todos os municípios de sua concessão, de modo a levantar todos os pontos de cabos caídos e ou em desuso, para notificar a todas as empresas de Telecomunicações a fim de regularizar todas as suas respectivas redes. Portanto, qualquer relato deve ser informado à Cemig para que tome as ações junto as empresas responsáveis”, finalizou.

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