DECEMBER 9, 2022

Hospital Aroldo Tourinho usa desenho e pintura como terapia lúdica

Os materiais de arte são fornecidos pelo Hospital e as sessões de desenho e pintura são realizadas regularmente, sempre com o apoio e orientação de profissionais.

Psico Desenhos (1)

Foto: Ascom/Aroldo Tourinho

A arte abrange todas as formas de expressão com o propósito de comunicar e despertar sensações nas pessoas. Com base nesse conceito, o Hospital Aroldo Tourinho tem promovido oficinas de desenho e pintura como terapia aos pacientes internados em sua Clínica Psicossocial.

Por meio dessa prática os pacientes encontram um espaço seguro para expressar emoções, reduzindo os níveis de ansiedade, agitação e desorientação causados pelo impacto da hospitalização.

O projeto é coordenado pela psicóloga Clara Ribeiro Rodrigues, que reconhece a importância de atividades que estimulam a expressão criativa dos pacientes. Segundo ela, “a arteterapia é uma técnica que busca auxiliar o indivíduo por meio da criatividade, expressando o inconsciente e tornando-se então autor da sua própria história, fortalecendo e adquirindo um lugar na sua subjetividade”.

“Os benefícios dessa terapia lúdica são notáveis. Através do processo criativo, os pacientes encontram um refúgio seguro para explorar suas emoções, permitindo que eles canalizem suas angústias, ansiedades e frustrações de maneira construtiva, transformando-as em arte. Essa transformação auxilia no fortalecimento da autoestima e na redução do estresse emocional”, diz a psicóloga.

Os materiais de arte são fornecidos pelo Hospital e as sessões de desenho e pintura são realizadas regularmente, sempre com o apoio e orientação de profissionais.

“As oficinas têm desempenhado um papel fundamental, proporcionando momentos de relaxamento para os pacientes, contribuindo para um ambiente de cuidado”, comenta a enfermeira Danielle Rodrigues Almeida, supervisora da Clínica Psicossocial.

A superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, destaca que “essa é mais uma das iniciativas de humanização que estamos promovendo”.

“Na Clínica Psicossocial do Aroldo Tourinho, contamos com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e outros profissionais dedicados ao bem-estar dos pacientes. Aqueles que estão internados, especialmente em setores restritos, necessitam de distração e de formas alternativas de expressão além da comunicação verbal. Através da arte, os pacientes se sentem mais seguros e confiantes, o que contribui para uma melhor adesão ao tratamento”, destaca a superintendente.

“Adoção de práticas de arte e expressão tem se demonstrado uma valiosa adição aos tratamentos convencionais, fornecendo uma abordagem holística complementar à recuperação dos pacientes”, comenta o coordenador do serviço de Psicologia do Aroldo Tourinho, psicólogo Cláudio Medeiros.

“O trabalho lúdico com desenho e pintura realizado na Clínica Psicossocial do Hospital Aroldo Tourinho evidencia o compromisso contínuo da instituição em oferecer tratamentos inovadores e eficazes para a saúde mental. Ao proporcionar aos pacientes um espaço para a expressão criativa e a descoberta pessoal, essa prática terapêutica contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, finaliza Cláudio Medeiros.

Compartilhe: