DECEMBER 9, 2022


Parceria entre Prefeitura de Montes Claros e IFNMG oferece aprendizado em robótica para estudantes

O lançamento da parceria aconteceu nesta semana, e contou com a presença dos 80 estudantes que serão beneficiados

Robotica2

 

Foto: João Veloso

Oferecer tecnologia de ponta no aprendizado de estudantes do Sistema Municipal de Ensino. Esse é o objetivo de uma parceria entre a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

O lançamento da parceria aconteceu nesta semana, e contou com a presença dos 80 estudantes que serão beneficiados, sendo 40 da Escola Municipal Vidinha Pires e outros 40 da Escola Municipal Mestra Fininha, matriculados no 6°, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental II e que integram o Programa de Escola Ampliada (PEA) do Município, que oferece aos estudantes intervenção (antigo reforço escolar) nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, além de atividades esportivas e artísticas no ambiente escolar.

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, destacou que essa é uma parceria muito importante, já que os estudantes terão acesso a inovações tecnológicas no contraturno escolar. “Acreditamos que será muito válido, traduzindo-se num divisor de águas na vida de vocês. Aproveitem, é gratuito e tenho certeza que irão corresponder à altura; ainda mais que é dentro da proposta de uma escola em tempo integral, em que vocês estudantes terão a oportunidade também de estarem em contato com profissionais aqui do IFNMG, de rara competência. São profissionais e alguns estudantes aqui do Instituto, muito bem preparados para oferecerem monitoria, e cabe a vocês terem compromisso e vontade de aprender”, reforçou.

Foto: João Veloso

O diretor geral do campus do IFNMG, Renato Afonso Cota Silva, destacou a importância da parceria com o município e que a instituição de ensino superior também está  comprometida com o fortalecimento da região, através de iniciativas desta natureza. “Oferecemos uma educação pública com a oferta de projetos de pesquisa e extensão. Nossos equipamentos são modernos e de ponta e disponíveis num espaço que é público, mas não gratuito, já que a sociedade está pagando por tudo isso”, salientou, ao acrescentar que os estudantes do Sistema Municipal de Ensino terão acesso à programação de games, computadores de última geração, impressoras de terceira dimensão (3D) e máquina de corte a laser. A ideia é que eles aprendam brincando, de forma criativa e divertida, desenvolvendo a programação de jogos, exercitando o raciocínio lógico, o planejamento e a resolução de problemas, alcançando a alfabetização digital.

Num primeiro momento será oferecido o curso de “My Code”, através de oficinas destinadas ao desenvolvimento do pensamento computacional por meio da programação em blocos e robótica educacional. Outro curso será o “Jovens Inventores”, que será uma iniciação tecnológica no contexto da prototipagem por meios digitais. Cada curso possui duração de 30 horas e será desenvolvido num período de 40 dias, com aulas todas as terças-feiras, de 13:20 às 17 horas.

Compartilhe: