DECEMBER 9, 2022


IFNMG prorroga inscrições para o processo que selecionará 77 professores

O IFNMG destacou que os candidatos devem se atentar para as disciplinas para as quais possuem habilitação para lecionar e também para a cidade onde o curso está sendo ofertado, já que a função é presencial.

Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) prorrogou as inscrições para a contratação de 77 professores que irão atuar no curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (EnergiFE), do Programa Qualifica Mais.

Agora, os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e a comunidade externa podem se inscrever até o dia 27/05/2023 (sábado). Os interessados podem conferir no Edital nº 189/ 2023 (versão com as alterações compiladas) as disciplinas disponíveis e cidade de oferta do curso, já que a função deve ser exercida de forma presencial.

As vagas contemplam sete disciplinas: eletricidade básica aplicada a sistemas fotovoltaicos; medidas de segurança do trabalho aplicadas ao setor fotovoltaico; montagem de sistemas fotovoltaicos; fundamentos de energia solar fotovoltaica; tecnologia fotovoltaica: módulos, arranjos, célula; sistemas fotovoltaicos: isolados, conectados à rede, híbridos, bombeamento de água; e estudo de viabilidade de negócio. A carga horária de cada disciplina varia de 16 a 50 horas, e a remuneração é de R$50,00 (cinquenta reais) por hora (60 minutos) de aula.

Podem se inscrever profissionais de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Energia, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Agrícola, Florestal, Ambiental,  Agronomia, Engenharia Civil, Física, Engenharia de Produção; graduação em cursos superiores das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas; tecnólogos da área de Gestão de Negócios. Profissionais técnicos em Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eletrônica, Sistemas de Energias Renováveis e Eletromecânica, desde que apresentem capacitação e experiência na área de energia fotovoltaica, também podem participar da seleção. 

Seleção e inscrições

São 11 vagas para professores em cada um dos 11 campi do IFNMG, a saber, Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Téofilo Otoni. A jornada de trabalho será no turno noturno, das 18h às 22h. O Edital nº 189/2023 (com as retificações incorporadas) apresenta todas as normas e outras informações sobre o processo de seleção. Acesse-o em: www.ifnmg.edu.br/editaisextensao.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 do sábado próximo,  dia 27, por meio do formulário eletrônico correspondente ao vínculo do candidato. Haverá apenas uma etapa de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, considerando as informações prestadas, a pontuação obtida por meio do currículo e os documentos anexados para fins de comprovação. Os itens a serem pontuados são formação acadêmica, experiência em projetos, produção científica, atuação administrativa, experiência profissional e capacitação na área.

Os membros da comunidade externa poderão ser selecionados excepcionalmente nos casos de não preenchimento das vagas pelos servidores da Rede Federal EPCT. Os docentes contratados atuarão, a partir do dia 7 de junho, no atendimento a demandas relacionadas à oferta do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (EnergiFE), do Programa Qualifica Mais, desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFNMG (Proexc).

Dúvidas e informações acerca dessa seleção podem ser encaminhadas para o e-mail qualificamais@ifnmg.edu.br

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência