Usuários dos serviços oferecidos pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) devem ficar atentos a um novo golpe, que envia falsos boletos de pagamento em nome do Inmetro. Segundo o Ipem-MG, os criminosos costumam usar o e-mail inmetrocontato@gmail.com para o envio da falsa cobrança.
O instituto lembra que as mensagens oficiais do Inmetro são vinculadas aos domínios “@inmetro.gov.br” e “@inmetro.colaborador.gov.br”. No caso do Ipem-MG, e-mails são provenientes do endereço “@ipem.mg.gov.br”.
“Desta forma, vale ressaltar que qualquer e-mail de cobrança em nome desses dois órgãos (Inmetro e Ipem-MG), que seja enviado por intermédio de provedores gratuitos, como o Gmail, Outlook, Yahoo, Hotmail, dentre outros, é falso e não foi efetivamente encaminhado pelas respectivas instituições”, informa o instituto.
Mesmo que a mensagem pareça verdadeira, por conter a marca do Inmetro ou do Ipem-MG, código de barras, informações da inspeção, data de validade, dentre outros dados, a orientação é desconfiar e não clicar em links do corpo do e-mail e do anexo.
Além disso, os dois órgãos não realizam cobranças por meio de boletos enviados por e-mail. Usuários do Ipem-MG devem ficar atentos também a solicitações de pagamentos que surgem mesmo sem visitas de técnicos do órgão, nem execução de serviços. Trata-se de um forte indício da aplicação de golpe.
“Inclusive, alertamos que os fiscais do Ipem-MG não recebem pagamento em dinheiro (espécie) em nenhuma hipótese. E, no ato de qualquer fiscalização e verificação, utilizam crachá funcional, uniforme e colete de identificação”, afirma o instituto.
Em caso de dúvidas quanto à veracidade da cobrança de alguma taxa, o usuário pode entrar em contato com o Ipem-MG, por meio do e-mail ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou pelo telefone 08000 335 335.
(*) Com portal do Ipem-MG.
Compartilhe: