A Delegacia da Receita Federal de Montes Claros confirmou a doação de calçados e roupas para os grupos folclóricos populares que participam das festas de agosto, na mais antiga tradição cultural e religiosa de Montes Claros. Representantes do órgão se reuniram com os dirigentes dos grupos folclóricos na última terça-feira, 09 de maio, na secretaria de cultura, em evento que reuniu ainda o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (CONVENORTE), mentor desta articulação; a penitenciaria de Francisco SÁ; IFNMG; Associação dos Catopês, Caboclinhos e Marujos, Unimontes e Prefeitura de Montes Claros. Ao todo serão doados 400 pares de calçados e roupas para os grupos folclóricos.
O Delegado Andrey Soares explicou que os produtos a serem doados são falsificados ou que não tinham nota fiscal e foram apreendidos pela receita federal e agora serão descaracterizados pelos detentos da penitenciaria de Francisco Sá, que tem know-how, pois durante a pandemia da COVID produziram as máscaras além de confeccionarem a roupa que usam. O local tem uma oficina com todos os equipamentos e o preso tem remissão de um Dia na sua pena para cada três dias de trabalho.
O presidente do CONVENORTE, Edilberto Colares de Oliveira, frisou que a maçonaria abriu esta articulação com a receita federal em reconhecimento aos grupos folclóricos e pediu a união deles para permitir que a sociedade civil continue ajudando a manter esta tradição. Ficou definido que a secretaria municipal de cultura fara a distribuição dos bens aos grupos folclóricos.
Compartilhe: