Dihemeson Faria
Com o enredo “CATOPÊS – Um Céu de Fitas”, a escola de samba Acadêmicos de Niterói anunciou que os Catopês de Montes Claros serão o enredo da agremiação no Carnaval do Rio de Janeiro em 2024. A decisão de homenagear essa importante manifestação cultural do norte de Minas Gerais foi tomada em conjunto pela direção da escola e pelo carnavalesco responsável pelo projeto, Tiago Martins.
Os Catopês são conhecidos pela beleza de suas indumentárias e pela riqueza de seus cantos e danças, que misturam elementos da cultura africana, indígena e europeia. A Acadêmicos de Niterói, que desfilará pela série Ouro, promete levar para a avenida toda a tradição e a magia desses personagens que encantam e emocionam o público nas festas populares da cidade que acontecem, tradicionalmente, no mês de agosto.
Em coletiva com a imprensa realizada nesta sexta-feira, 28 de agosto, o Mestre Zanza Júnior, contou como surgiu o convite. “Há alguns meses fomos comunicados de uma possível participação no carnaval do Rio de Janeiro, em 2024. Ia ser feito uma seletiva com seis temas no Brasil inteiro. O carnavalesco Tiago já falava comigo muito alegre e tinha esperança de ser os Catopês e a gente ficou nessa expectativa durante dois meses, mas com a fé no coração que daria certo. Há uma semana, tanto o carnavalesco quanto o presidente da escola me ligou validando que nós havíamos sido escolhidos de forma unânime”, relata.
Nas redes sociais a escola fez uma postagem com a legenda: “Niterói vai voar em céu de fitas em 2024. Vamos fazer cortejo em dias de agosto, ser liberdade em corpo de pipa, levar estandartes em nome da fé. Vamos colorir a Marquês de Sapucaí através de um dos maiores legados de nossa rica cultura popular: a festa de Catopês, de Montes Claros (MG). É romaria, em tempo de Catopês!”
A escola já iniciou os preparativos para o desfile e a expectativa é que a Acadêmicos de Niterói apresente um espetáculo à altura da importância dessa manifestação cultural para o Brasil, valorizando a cultura popular e levando ao público um pouco da magia e da alegria do Carnaval. De acordo o mestre Zanza Júnior, na próxima semana uma equipe da escola estará em Montes Claros para conhecer de perto os Catopês, além de estudar de forma mais profunda a história do grupo.
Durante a coletiva, a secretária de cultura de Montes Claros, Júnia Rebello enfatizou a importância de mestre Zanza, que morreu em 2021. “Quem conhece a história dos Catopês, sabe que é a história de um líder que conseguiu ter em si a personificação da união dessa festa. Quem acompanhava de perto, sabe como ele aconselhava, tomava decisões, solicitava as mudanças necessárias. Ele foi um pilar, um mastro e ao mesmo tempo uma âncora para manter viva e firme essa tradição que agora vai ser mostrada para o mundo por meio desse desfile no carnaval do Rio de Janeiro”, pontuou.
O enredo “CATOPÊS – Um Céu de Fitas” promete ser um dos pontos altos do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024, e deve atrair muitos turistas e amantes da cultura popular brasileira. A ideia é que pelo menos os Catopês tradicionais e antigos possam participar do desfile que acontecerá no mês de fevereiro e será transmitido ao vivo pela Band TV. Já o sorteio da ordem dos desfiles acontecerá no próxima quinta-feira, 04 de maio.
QUEM SÃO OS CATOPÊS?
As festas dos Catopês em Montes Claros são uma tradição muito antiga na cidade, e atraem milhares de pessoas todos os anos. Essa manifestação cultural é uma mistura de elementos da cultura africana, indígena e europeia, e é realizada em homenagem a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário.
As festas dos Catopês em Montes Claros são um importante patrimônio cultural do Brasil, que valoriza a tradição e a história do país. Além disso, são uma oportunidade para turistas conhecerem um pouco mais sobre a cultura popular brasileira e se divertirem com as danças, cantos e cores dessa manifestação.
Compartilhe: