Hospital Santa Casa
Célia Xakriabá, primeira indígena mulher eleita deputada federal por Minas Gerais pelo PSOL, esteve na manhã da última sexta-feira (14), na Santa Casa Montes Claros. O objetivo da visita foi para explanar sobre processos e propostas de melhoria em relação ao atendimento à saúde indígena no Brasil como um todo. Recebida pelo superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a deputada falou sobre o serviço prestado pelo hospital. ““Já fui atendida aqui e já acompanhei familiares. Sempre acompanhei o trabalho da Santa Casa e esse acolhimento à várias populações, especialmente a questão indígena, que se tornou referência também”, elogiou.
De acordo com levantamento do IBGE, 5% da população brasileira é indigena – o que equivale a cerca de um milhão e meio de pessoas. Somente no Norte de Minas, são aproximadamente 11 mil indígenas. A deputada Célia Xakriabá ressaltou que entre as propostas da parlamentar, estão iniciativas para campanhas de conscientização e reforçou a importância de firmar parcerias com instituições hospitalares para o atendimento à população indigena. “Toda vez que se fala de saúde, as pessoas falam de doença. Mas também quero falar de saúde a partir de um ponto de vista de conscientização para evitar que as pessoas adoeçam”, disse.
Na oportunidade, Maurício Sérgio explicou sobre o atendimento médico-hospitalar que é ofertado na instituição, citando serviços de alta complexidade como transplantes, ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, entre outros. “A Santa Casa é referência em centenas de especialidades para o Norte de Minas. Entre elas está a ginecologia e obstetrícia. Somente aqui, por dia, nascem entre 15 a 20 crianças por dia. Em toda Minas Gerais, este número só é maior no hospital Sofia Feldman”, explica o superintendente.
Durante o encontro, a deputada revelou ainda que tem recebido visitas de diversos hospitais em seu gabinete. “Recebi um tanto de hospital da região, mas também muitos de Belo Horizonte no Congresso Nacional. E agora estou fazendo diferente. Estou indo até os hospitais para entender quais hospitais vamos celebrar uma parceria, pois é muito importante este cuidado. E, principalmente, pensar neste protocolo de cotas nestes hospitais que vamos estar celebrando estas parcerias”, explicou Célia Xakriabá.
Além disso, a deputada reforçou que quer estabelecer uma relação mais próxima com os gestores hospitalares com o intuito de aperfeiçoar e conscientizar a população sobre a diferença de atendimentos de baixa, média e alta complexidade. “Há um gargalo muito grande na saúde de modo geral. Por exemplo, no caso das gestantes, que não é caso de doença, no caso lá de Manga por exemplo, elas mesmas se diagnosticam e falam: ‘eu vou para Montes Claros’. Isso em várias situações que não eram de alta complexidade”, falou.
Ao final da reunião, o superintendente Maurício Sérgio agradeceu a visita e ressaltou sobre a importância da deputada federal no Congresso Nacional. “É muito importante a gente ter uma representante, uma líder do Norte de Minas, para conseguir trazer, de fato, melhores propostas para nossa região”, finaliza o gestor hospitalar.
Hospital Dílson Godinho
A Deputada Federal Célia Nunes Correa, popularmente conhecida como Célia Xakriabá (PSOL/MG), esteve na tarde deste domingo nas dependências do Hospital Dilson Godinho (HDG) para visita de alinhamento de estratégia e acolhimento dos povos indígenas.
A reunião acontece no mês dedicado aos povos indígenas e representa um importante avanço no atendimento em ponta pelos hospitais de Montes Claros, dentro da rede macronorte de assistência, através da central de leitos, além de políticas públicas voltadas para esse público.
A Deputada Federal Célia Xakriabá foi recebida pelo superintendente do HDG, Antônio Cezar dos Santos e pelo diretor-presidente, Helder Leone Alves de Carvalho que apresentaram setores e alas da unidade hospitalar.
A parlamentar que é natural de São João das Missões, no norte de Minas, é a primeira indígena mulher a ser eleita deputada federal em 2022, por Minas Gerais, com 101.078 votos e integra a 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados e preside a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS).
Durante a visita, a parlamentar vice-líder do Bloco Federação PSOL/REDE e uma das integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltou a importância do diálogo para melhorar os processos de atendimento aos povos originários.
“Buscamos o atendimento em ponta e de referência para o nosso povo do norte de Minas. Sou a primeira Indígena, mulher, jovem, eleita Deputada Federal por Minas Gerais e representante da região norte do Estado na Câmara dos Deputados. A minha luta e compromisso são com a população norte-mineira e, principalmente, com o povo Indígena. O que queremos em todos os hospitais que visitamos é um compromisso dessas instituições para uma abordagem mais humanizada em suas portas de entradas”, ressaltou a parlamentar.
A deputada federal também destacou a elaboração de um protocolo de referência para atendimento aos povos e comunidades tradicionais, quilombolas e povos indígenas. “Solicitamos a preparação das equipes dos hospitais para que façam um atendimento mais humanitário a estes pacientes. Ter uma pessoa de referência para garantir um melhor diálogo e efetivação do atendimento aos povos. Ainda, melhorar o fluxo de atendimento a pacientes. Em contrapartida faço um compromisso de uma possível parceria de destinação de emendas e verbas específicas, como o projeto já existente de incentivo diferenciado para a saúde indígena. O que pedimos é que seja respeitada a diferença cultural da saúde indígena e tratar os povos originários com o seu devido valor”, destacou a deputada federal.
O diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho agradeceu a visita da deputada federal e colocou a unidade hospitalar à disposição da população indígena, em especial aos povos originários presentes no norte de Minas.
“O Hospital Dilson Godinho é uma instituição que atende mais de 80% dos pacientes pelo SUS. A visita da deputada Célia Xakriabá é um importante passo para uma parceria em favor dos mais necessitados, especialmente aos indígenas. Emendas parlamentares nos ajudam e são importantes para darmos continuidade ao trabalho assistencial e humanizado já desenvolvido dentro do hospital”, finalizou o diretor-presidente.
Compartilhe: