Idealizado com o propósito de promover sessões adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e distúrbios sensoriais e para suas famílias, a Sessão Azul acontece neste sábado, 15 de abril, às 14 horas, no Cinemais, no Montes Claros Shopping, numa realização da CapaciTEAustimo Entretenimentos.
A realização da Sessão Azul faz parte da programação do Mês de Conscientização sobre o Autismo, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante as sessões, através de profissionais devidamente capacitados, é feito o acompanhamento e a orientação às famílias. O objetivo é auxiliar as crianças na adaptação da criança no novo ambiente, permitindo que auxiliem diretamente nessa ambientação.
No momento da exibição do filme, a sala de cinema fica com as luzes acesas, o som mais baixo, a temperatura amena e a plateia pode andar, dançar, gritar ou cantar à vontade.
O filme exibido será Super Mario Bros, que conta a história de Mario, um encanador junto com seu irmão Luigi. Um dia, eles vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, que faz de tudo para conseguir reinar em todos os lugares.
Todos pagam meia-entrada e a aquisição do ingresso pode ser feita a partir de quinta, dia 13 de abril, no site: https://www.sessaoazul.com.br/UF/MG
Sobre o projeto Sessão Azul
Após anos escutando, observando e vivenciando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), os coordenadores do projeto identificaram vários casos em que familiares deixavam de ter um maior convívio social por receio da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis. Algumas delas, como ir ao shopping, restaurantes, festas ou ao cinema, aparentemente tranquilas para quem não sofre de TEA, podem ser bastante incômodas para os autistas.
Com isso passaram a buscar opções de lazer para essas famílias e identificaram que no Brasil existem pouquíssimas alternativas de entretenimentos voltados para os envolvidos com TEA.
Diante disso, tomando por base a mesma iniciativa do CineMaterna, decidiram fundar a organização de sessões de cinema especialmente voltadas para pessoas com TEA e seus familiares, em um ambiente customizado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema.
Compartilhe: