DECEMBER 9, 2022


CineMaracas: Programação de abril

As sessões acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 19horas, na Associação dos Moradores do Bairro Maracanã.

cinema

Foto: Divulgação

O cineclube CineMaracas promove em abril a mostra *Povos originários: uma luta secular”.  A mostra reúne filmes documentais que tratam da história, da tradição e das lutas dos povos originários do Brasil, América Latina e América do Norte.

De acordo com estudiosos, por volta do século 16 a população originária do Brasil estava estimada em cinco milhões de pessoas. Hoje, segundo dados revelados pelo censo do IBGE de 2010, são cerca de 900 mil pessoas espalhadas por vários estados, formando perto de 350 grupos étnicos, que falam em torno de 274 línguas diferentes.

A constituição de 1824 não considerava a existência desses povos, porque o país era visto como homogêneo. Somente em 1988 as comunidades seriam reconhecidas em sua pluralidade étnica, e começariam as demarcações de suas terras. Na mostra, histórias vistas por quem está de fora, mas também por quem vive o cotidiano das aldeias. As lutas de povos que resistem há mais de quatro séculos contra invasões, ataques, epidemias, destruição de culturas e até genocídios.

         As sessões acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 19horas, na Associação dos Moradores do Bairro Maracanã, localizada na Praça Beato Francisco Coll, número 107. A entrada é gratuita e depois da exibição tem bate papo com a plateia.

Programação:

Dia: 13/04 – “Terra dos bravos” (1985) – 52 minutos.

Direção: Helena Solberg

Sinopse: A luta dos povos originários pela preservação de suas culturas nas Américas, dos EUA até a Bolívia. Rodado em diversos países.

Dia: 20/04 – “Brasil Tupinambá” (2020) – 52 minutos.

Direção: Celene Fonseca

Sinopse: Povos Tupinambá da região da Serra do Padeiro, litoral da Bahia, falam de sua história, tradições e a luta diária pela existência de seus povos, e o direito às suas terras seculares.

Dia: 27/04 – “A última floresta” (2021) – 1hora e 16minutos.

Direção: Luiz Bolognesi

Sinopse: Um xamã do povo Yanomami tenta manter vivos os espíritos das florestas, enquanto o garimpo avança levando morte e doença para a comunidade.

Contato: Márcia Braga – (38) 98836-6065

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência