DECEMBER 9, 2022


“Consultório na Rua” vai atender pessoas em situação de vulnerabilidade

O Consultório Móvel, uma van adaptada para permitir a realização de consultas em qualquer lugar da cidade.

Consultorio na Rua1

Fotos: Divulgação

O programa Consultório na Rua é executado pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de oferecer assistência para pessoas em situação de rua. Agora, o programa ganhou um importante reforço: o Consultório Móvel, uma van adaptada para permitir a realização de consultas em qualquer lugar da cidade.

Atualmente, o Consultório na Rua atende mais de mil pessoas por mês, levando a elas serviços da área da Atenção Primária que incluem: consultas médicas, de enfermagem, psicologia e acompanhamento da assistência social. O foco é tratar a saúde das pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade.

Segundo Maria Clerismar Pereira dos Santos, enfermeira coordenadora do serviço, “o Município está preocupado também com esse público, e o objetivo é oferecer atendimento médico e orientações de saúde. A equipe realiza consultas de pré-natal, acompanhamento a pacientes com hipertensão e diabetes, além de procedimentos como curativos, administração de medicamentos, testes rápidos, entre outros. Esta é uma estratégia da Atenção Primária à Saúde para promover assistência integral à população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades”, observa.

Consultório na Rua – São equipes multiprofissionais que têm como foco atender os diferentes problemas e necessidades da população em situação de rua. Devido às dificuldades dessa população em acessar os serviços de saúde, esse dispositivo visa à ampliação do seu acesso à rede de atenção, ofertando cuidados em saúde de maneira mais oportuna, através do diálogo com os outros profissionais da Atenção Básica e de outros serviços.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência