Repórter: Dihemson Faria
Quando pensamos em algum lugar para descansar, curtir e ao mesmo tempo se deligar da agitação das grandes cidades, sem dúvidas o Norte de Minas se destaca pelas cachoeiras, parques, acervos culturais e naturais, e principalmente pelas belezas particulares de cada município que compõe a região.
Milhares de turistas estão empolgados e preparados para as festividade de carnaval, mas tem aquela galera que quer passar bem longe das comemorações típicas da data e esta à procura de tranquilidade e sossego. Pensando nesse público, o Portal WebTempo preparou uma lista dos principais pontos turísticos de pequenas cidades do Norte de Minas.
Opção é o que não vai faltar para aproveitar o feriadão longe das grandes cidades e junto da natureza; confira a seguir.
CACHOEIRA DO CURIANGO – ITACAMBIRA
Em Itacambira, cidade que fica a cerca de 100km de Montes Claros, a Cachoeira do Curiango é a principal atração do município, localizada a 11km da cidade, o ponto turístico é aberto à visitação todo o período do ano. O trajeto final até a cachoeira é feito a pé, um percurso de mais ou menos 1,5km, passando por grandes campinas riquíssima em plantas típicas do cerrado mineiro. A água do rio é gelada e escura, fruto de resíduos minerais e vegetais em decomposição.
CACHOEIRA DE CURIMATAÍ – BUENÓPOLIS
O distrito de Curimataí, pertencente a cidade de Buenópolis é mais um local que encanta pelas belezas naturais que ficam escondidas entre serras desse pequeno paraíso. Com várias cachoeiras, algumas até com águas termais, e monumentos históricos, a comunidade atrai visitantes que saem de longe para conhecer a pacata comunidade típica do sertão norte-mineiro. Curimataí fica a cerca de 19km de Buenópolis, e o turismo na região é liberado em qualquer período do ano.
CACHOEIRA DO SERRADO – PORTEIRINHA
A Cachoeira do Serrado está localizada na zona rural de Porteirinha, norte de Minas Gerais, distante cerca de 45 km do centro da cidade. Suas perenes águas escuras e correntes entre enormes pedras formam excelentes poços para banho, um atrativo a mais nesse oásis perdido em pleno sertão norte-mineiro.
O acesso pode ser feito de duas formas: estrada de terra por entre as comunidades com percurso mais curto, cerca de 25 km, porém com dificuldade elevada de direção; ou pela MG 122 e uma outra parte por estradas de terra sinalizadas.
PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU – ITACARAMBI
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal. Além do município de Itacarambi, o parque ainda passa por Januária e São João das Missões. As visitas devem ser previamente agendadas e são realizadas com pessoas treinadas e credenciadas (CLIQUE AQUI). Uma ótima opção para o feriadão prolongado.
CACHOEIRA DE MARIA ROSA – MATO VERDE
Com quedas de 90 metros em épocas perenes, de junho a outubro, a Cachoeira de Maria Rosa, junto a Cachoeira Véu da Noiva, encanta turistas e moradores da cidade pela beleza.
Localizada na transição dos biomas cerrado e caatinga, a Cachoeira de Maria Rosa está localizada há 12km da cidade. Para entrar no local, os turistas pagam uma taxa de R$5 que é utilizada para arcar com os cuidados de manutenção do entorno da cachoeira, que conta com áreas de churrascos e mesas de pedra.
Compartilhe: