DECEMBER 9, 2022


Paulo Guedes garante recursos para pavimentação de trechos das BR-135 e BR-367 em Minas

Atuação do parlamentar mineiro durante a transição e nas comissões de Orçamento e Transportes viabilizam recursos para obras viárias em Minas

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Foto: Arquivo Pessoal

Ficou mais próximo fim de um sonho de décadas para a população do extremo Norte de Minas. Em audiência nesta terça-feira (7/2/23), no Ministério dos Transportes, o deputado federal Paulo Guedes (PT-MG), viabilizou a liberação de R$ 124,3 milhões para as obras de pavimentação da BR-135, no trecho de 49 quilômetros entre as cidades de Manga e Itacarambi.

As obras da BR-135 no Norte de Minas foram interrompidas durante as gestões anteriores do PT no governo federal, em razão de impedimentos ambientais. Posteriormente, nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro, a luta pela retomada do asfalto passou para mãos de outras lideranças e ficou praticamente estagnada.

Graças a atuação parlamentar do deputado Paulo Guedes desde o início da transição para o Governo Lula, a verba destinada para a retomada da BR-135 saltou de R$ 6,3 milhões (valor previsto na proposta orçamentária encaminhada pelo governo Jair Bolsonaro para o Congresso Nacional no ano passado) para R$ 124,3 milhões – incremento superior a 2.000% e valor suficiente para finalização da tão aguardada obra de pavimentação da rodovia federal em Minas.

ORDEM DE SERVIÇO

“A proposta orçamentária do governo Bolsonaro previa apenas R$ 6 milhões, ou seja, não dava pra começar a estrada. Conseguimos, através de muita luta, mais R$ 35 milhões, via ações da bancada federal mineira, além da minha atuação individual nas comissões de Orçamento e Transportes. Posteriormente, com a aprovação da PEC da Transição, garantimos junto ao governo mais R$ 88 milhões para a rodovia”, comemora o Paulo Guedes.
Guedes diz que a empresa responsável pela obra do asfalto entre Itacarambi e Manga já iniciou os trabalhos de campo e a revisão do projeto executivo do asfalto. “Assim que eles concluírem essa etapa, vamos levar o ministro Renan Filho ao Norte de Minas para dar a ordem de serviço dessa tão sonhada obra”, antecipa o deputado.

ADEUS À POEIRA

A audiência do parlamentar mineiro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Euclides Bandeira Neto, nesta terça-feira, garantiu ainda a inclusão de outros R$ 95 milhões para o asfalto da BR-367, no Vale do Jequitinhonha, que estava sendo executada pelo departamento de engenharia do Exército Brasileiro, mas teve os trabalhos suspensos.
Os recursos incluídos no orçamento federal para 2023 vão garantir a execução da pavimentação entre o entroncamento com a MG-406, próximo à cidade de Almenara e Salto da Divisa e Divisa (BA).

Após a conclusão dos trechos da BR-135 e BR-367 as rodovias federais que cortam Minas Gerais estarão todas pavimentadas, no que coloca um ponto final ao vergonhoso adiamento de décadas para a retirada das populações de regiões pobres do Estado com o cotidiano de lama e poeira.

“É uma satisfação estar à frente do Ministério dos Transportes no momento em que o presidente Lula prestigia o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas com a garantia dos recursos para construção dessas duas estradas. Estamos elaborando o projeto de uma delas e a outra está em estágio bastante avançado, nos próximos meses vamos dar a ordem de serviço. Quero estar aí com vocês e ver esses sonhos se materializarem”, diz o ministro Renan Filho.

R$ 1 BI PARA MANUTENÇÃO

O pacote de recursos negociados pela bancada federal do PT em Minas com o Ministério dos Transportes deve chegar à quantia de R$ 2 bilhões. Além da destinação de valores para construção de asfalto em trechos das rodovias federais há ainda a previsão de liberação de R$ 1 bilhão para garantia da manutenção e conservação da malha viária sob responsabilidade da União em solo mineiro.

A previsão é de aconteçam intervenções em estradas de todas as regiões do Estado, com a adequação para o tráfego de vários trechos rodoviários que foram esquecidos durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

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