O Rotary Clube Leste de Montes Claros, realizou na última segunda-feira, 16 de janeiro, a doação de um freezer vertical, de tripla ação e frascos para o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Clemente Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A Saúde materno-infantil está entre as prioridades da Rotary International e por meio de um pedido da Fundação Rotária, foi doado os equipamentos para a instituição de saúde.
Para assinar o termo de entrega, estiveram presentes o novo reitor da Unimontes, Professores Wagner de Paulo Santiago, o vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha e a presidente do Rotary Club Leste, Felicidade Tupinambá. O momento foi marcado não só pela doação, mas também pelas palavras do reitor que fez questão de enfatizar o compromisso com o Hospital Universitário.
“Nós entendemos que o HU precisa de cuidado, por mais que o papel do hospital seja cuidar das pessoas, hoje ele está precisando de cuidado e é isso que nós vamos fazer, cuidar dos médicos e servidores para que eles, com toda uma estrutura de trabalho, possam cuidar dos pacientes. Então a palavra de ordem é cuidado.”
Sobre o Rotary ele salientou, “o Rotary é um parceiro antigo a quem nós agradecemos imensamente. O banco de leite é muito importante para toda a região e esse posto de coleta tem uma grande relevância. Agora com esse freezer a gente vai poder coletar mais leite para atender toda a população. Estávamos precisando do freezer, o Rotary ficou sabendo e fizeram essa mobilização para conseguir. Agradecemos muito mesmo por esse ato de generosidade”, disse.
Já para o vice reitor, Dalton Caldeira o evento “inaugura o reitorado justamente em um momento que o Brasil precisa ter grande união e a união da sociedade civil com a Unimontes e com Hospital Universitário contribuirá certamente para a melhoria do atendimento para as pessoas que mais precisam em momentos difíceis. Esse também é o papel da Universidade com o HU”, ressaltou.
Em sua fala, a jornalista Felicidade Tupinambá pontuou que “o freezer e os frascos ora doados possibilitarão acondicionar melhor e em maior quantidade o leite das mães doadoras. Um serviço, as vezes desconhecido da maioria da população, limitando apenas aos que necessitam diretamente dele, mas de vital importância para o aleitamento de recém-nascidos, especialmente os prematuros e de baixo peso, muitas vezes salvando-lhes a vida”, afirmou.
Compartilhe: