DECEMBER 9, 2022

Fundação Rotária faz doação ao Hospital Universitário

O freezer vertical, de tripla ação, será utilizado no posto de coleta de leite humano do hospital

R-1

Foto: Divulgação

Um projeto apresentado à Fundação Rotária pelo Rotary Clube de Montes Claros Leste viabilizou a doação de um freezer vertical, de tripla ação e frascos para o Posto de Coleta de leite humano do Hospital Universitário Clemente Faria(HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros.

Anualmente os Distritos Rotários lançam editais para que os rotarianos possam propor Projetos de Subsídios que atendam demandas da comunidade onde estão inseridos. Grandiosos ou pequenos, mas de real impacto para seus beneficiários.

A saúde materno-infantil está entre as prioridades da Rotary International e é a Fundação Rotária que viabiliza as ações propostas pelos Rotary Clubs do mundo inteiro.

Recentemente uma reportagem, na Intertv, sobre o Posto de coleta de leite humano no HUCF, clamava por mais um freezer para aumentar sua capacidade de coleta. “Não pensamos duas vezes em apresentar o projeto de aquisição do equipamento para a Fundação Rotária, tal sua relevância”, comentou a presidente da Comissão de Projetos Maria Denise Silveira Amaral.

Atualmente, o Brasil possui 222 bancos de leite humano, sendo um em Montes Claros, também de iniciativa da Fundação Rotária em 1992, localizado nas dependências do Hospital Aroldo Tourinho. Possui ainda 219 postos de coleta, entre eles o do HUCF.

O HUCF é voltado ao atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte de uma rede de 301 hospitais com o título “Amigo da Criança” que promove 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

Em 2020, na Maternidade Maria Barbosa do HUCF, foram coletados 473 litros de leite materno, realizados 830 atendimentos individuais, 745 visitas domiciliares. Haviam 275 doadoras cadastradas e 203 recém-nascidos beneficiados com o leite materno recolhido das mães voluntárias.

Em 2021, até 30 de novembro, o Posto de Leite Humano do HUCF realizou 1.093 atendimentos individuais a puérperas, além de 621 visitas domiciliares. 221 doadoras foram cadastradas. O número de recém-nascidos, beneficiados com a captação de leite materno, entre janeiro e novembro de 2021, foi de 214. Foram recolhidos 489 litros de leite materno pelo posto do HUCF até novembro de 2021.

Já em 2022 foram coletados 582,135 litros de leite materno, realizados 1.494 atendimentos individuais a puérperas na Maternidade Maria Barbosa; 940 visitas domiciliares, 230 doadoras cadastradas e 263 recém-nascidos beneficiados com o leite materno recolhidos das mães voluntárias. Os números acabaram por chamar a atenção da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano(RBLH) que, reconhecendo o trabalho alí prestado à comunidade na luta e dedicação à promoção e apoio ao Aleitamento Materno, conferiu-lhe um certificado.

“O freezer e frascos ora doados possibilitarão acondicionar melhor e em maior quantidade o leite das mães doadoras. Um serviço, as vezes desconhecido da maioria da população, limitando apenas aos que necessitam diretamente dele, mas de vital importância para o aleitamento de recém-nascidos, especialmente os prematuros e de baixo peso, muitas vezes salvando-lhes a vida”, salientou a presidente do Rotary Club de Montes Claros Leste, a jornalista Felicidade Tupinambá.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência