Manifestantes bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional na tarde deste domingo, 08 de dezembro. Eles protestam contra a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas Eleições 2022.
Diversos vídeos já circulam nas redes sociais mostrando o momento em que eles derrubam a grade de proteção e avançam em direção à entrada da Câmara dos Deputados e do Senado.
De acordo com a GloboNews, os golpistas já invadiram o Senado e o Salão Verde, que dá acesso à Câmara dos Deputados.
Há diversos manifestantes na área externa do Palácio do Planalto. O presidente Lula está cumprindo agenda em São Paulo, e não está em Brasília.
Os atos acontecem dois anos após a invasão ao Capitólio americano, quando manifestantes trumpistas invadiram o congresso norte-americano em protesto contra a derrota de Donald Trump nas eleições.
As manifestações aconteciam de forma pacífica em Brasília, durante a manhã de hoje. No entanto, golpistas furaram o bloqueio policial, que estava em número menor, e conseguiram se aproximar dos prédios federais.
Conforme imagens publicadas nas redes sociais, a barreira montada pela polícia nos arredores do Congresso tinha efetivo menor que os manifestantes, e agia somente com spray de pimenta para tentar conter a invasão.
O ministro da Justiça Flávio Dino está em contato com as autoridades de segurança do Distrito Federal para tentar conter a ordem.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, conversou por telefone com o governador Ibaneis Rocha, que informou que está concentrando os esforços para conter a situação com aparato policial.
“Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, disse Pacheco.
Compartilhe: