Por meio das aulas do ensino fundamental e do trabalho pedagógico executado no Centro Socioeducativo de Pirapora, dois adolescentes conseguiram conquistar vagas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no campus localizado no município. Os adolescentes irão fazer o ensino médio e um curso técnico em edificações e em informática.
A aprovação veio por meio das notas dos jovens neste ano letivo na Escola Estadual Heloisa Passos, que funciona dentro da unidade socioeducativa. As avaliações e os resultados são usados como critérios na seleção. A participação no processo seletivo e a conquista das vagas são frutos do trabalho executado no centro socioeducativo pelos professores, pedagogos, diretores e assistentes educacionais.
As aulas dos jovens começam em fevereiro de 2023. Um dos adolescentes já está em processo de desligamento da medida socioeducativa e começará sua vida em liberdade de uma nova forma, com foco nos estudos. O jovem que seguirá na unidade poderá frequentar as aulas por meio de autorização judicial.
A educação é um dos pilares mais importantes do cumprimento da medida socioeducativa, e desempenha papel relevante na mudança da trajetória desses jovens.
Compartilhe: