DECEMBER 9, 2022


Nova base do SAMU abrevia tempo-resposta na área central de Montes Claros

O espaço foi inaugurado em agosto de 2022, mas o serviço iniciou oficialmente no dia 1° de novembro

WhatsApp Image 2022-11-23 at 13.05.17

Foto: ASCOM SAMU

O SAMU Macro Norte atua em uma região com 122 mil km² de extensão e é composta por 86 municípios através de seu Complexo Regulador e suas 43 bases descentralizadas. Em novembro, a instituição passou a contar com uma nova base descentralizada em Montes Claros que funciona de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e que contou com a contribuição da Prefeitura de Montes Claros para sua instalação em um imóvel na Avenida Mestra Fininha, no bairro Jardim São Luiz.

O espaço foi inaugurado em agosto de 2022, mas o serviço iniciou oficialmente no dia 1° de novembro. Com isso, o SAMU Macro Norte disponibilizou uma Unidade de Suporte Básico (USB), composta por um técnico em enfermagem e condutor socorrista, para a nova unidade. A iniciativa tem como objetivo diminuir o tempo-resposta dos atendimentos realizados na área central de Montes Claros, haja vista que o SAMU concentra suas duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e as cinco Unidades de Suporte Básico (USB), no Complexo Regulador, localizado no bairro Santo Antônio, o que possibilita um tempo-resposta favorável para as ocorrências em rodovias, já que se encontra próximo às BRs 135, 365 e 251.

Apenas em 2021, o SAMU realizou 15.439 ocorrências em Montes Claros, uma média mensal de 1.287 atendimentos clínicos, traumáticos (acidentes de trânsito ou agressões físicas), obstétricos e psiquiátricos. Desde a descentralização do serviço, há cerca de três semanas, a unidade integrada já realizou quase 150 atendimentos.

“Tendo em vista que Montes Claros possui mais de 400 mil habitantes, a distribuição das unidades de maneira equilibrada permite a prestação do serviço com ainda mais eficiência. A equipe perde menos tempo no trânsito e chega mais rápido a quem precisa de socorro”, disse Zildete Ferreira de Souza, a de diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é a instituição responsável pela gestão do SAMU no norte do estado.

O presidente do Cisrun, Marcelo Meireles, destaca que a base integrada, que funciona no bairro Jardim São Luiz, é o resultado da parceria entre instituições que já gerou muitos outros frutos como a viabilização do Suporte Aéreo Avançado de Vida, treinamentos, simulados e ações diárias em conjunto no atendimento a ocorrências e que visa beneficiar a população norte mineira com o padrão de qualidade pelo qual o SAMU Macro Norte é conhecido e em um tempo ainda menor.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência