A Orquestra Jovem das Gerais (OJG) está de malas prontas para o Norte de Minas. Os músicos, regidos pelo maestro Renato Almeida, desembarcam em Riacho dos Machados e Porteirinha, onde se apresentam nos dias 14 e 15 de outubro, respectivamente. O projeto cultural tem o incentivo e patrocínio da empresa Equinox Gold e o apoio das prefeituras municipais. Todos os espetáculos são gratuitos.
Com uma formação de 40 crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, a Orquestra terá no repertório músicas como “Libertango”, de Astor Piazzola, “Bolero de Ravel”, “O Trenzinho do Caipira”, de Villa Lobos, “Felicidade”, de Caetano Veloso e “Fico Assim sem você”, de Claudinho e Buchecha.
Segundo o coordenador geral da OJG, o maestro Renato Almeida, a intenção é levar música de qualidade para todas as pessoas. “A música tem o poder de tocar a alma e o coração das pessoas. Mas ela pode ir bem além disso e transformar vidas. Estamos muito contentes com a oportunidade de tocar em lugares que a comunidade talvez ainda não conheça a música estilo mais clássico”, afirma.
Sobre a Orquestra Jovem das Gerais
Fundada em 1997 pelos músicos mineiros Renato Almeida e Rosiane Reis, a Orquestra Jovem das Gerais (OJG) é uma iniciativa voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura e educação. O projeto oferece oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (flauta transversal, oboé e clarinete) e percussão a crianças e jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
A partir da educação musical, a Orquestra Jovem das Gerais busca a inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais. Diante deste cenário, o projeto pretende contribuir para a formação cidadã dos alunos e a transformação da realidade e justiça social. Mais de 2 mil alunos já passaram pela Orquestra, que completa 25 anos em outubro de 2022.
PROGRAMAÇÃO
14 DE OUTUBRO EM RIACHO DOS MACHADOS
9h – Apresentação no Centro Cultural de Riacho dos Machados
12h – Apresentação para os funcionários da Mineração Riacho dos Machados
18h30 – Apresentação na Praça de Eventos de Riacho dos Machados
15 DE OUTUBRO EM PORTEIRINHA
6h – Apresentação no Mercado Municipal de Porteirinha
15h – Apresentação no Centro Cultural de Porteirinha (primeira sessão)
18h – Apresentação no Centro Cultural Porteirinha (segunda sessão)