
Cerca de 350 pessoas, entre prefeitos e ex-prefeitos de cidades da região, representantes de classe, populares e deputados eleitos no Norte de Minas, participaram de uma plenária em apoio a eleição do ex-presidente Lula. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro, em Montes Claros, e foi intermediada pelos deputados reeleitos, Paulo Guedes e Leninha, ambos do PT. Quem também marcou presença no encontro foi Célia Xakriabá (PSOL), primeira indígena eleita deputada federal por Minas Gerais.
Mais de 40 cidades da região foram representadas no encontro que, entre as pautas abordadas, focou no apoio da região ao ex-presidente e como aumentar a porcentagem de votos no segundo turno. Vale destacar que Lula foi o mais votado em quase todas as cidades do Norte de Minas, o que refletiu na vitória do petista no estado, onde conseguiu 48,29% dos votos, contra 43,60% de Bolsonaro, principal adversário que segue na disputa à reeleição.
“Minha presença aqui, assim como a de Leninha e Célia é a prova que tem resistência, e não vamos deixar o nosso país cair nessa onda de ódio, em que pessoas fazem questão de representar a violência, mas ao mesmo tempo querem falar do nome de Deus. Nesses próximos 15 dias é tudo pela democracia, e é tudo pelo direito das pessoas. Nós temos que confiar na nossa capacidade de mobilização, pois quando a gente quer, a gente consegue. Eu saio dessa plenária mais entusiasmado ainda e confiante que vamos vencer essa batalha”, pontuou Paulo Guedes.
Durante o discurso, o deputado Paulo Guedes comentou que há a possibilidade de uma nova visita de Lula ao Norte de Minas no dia 21 ou 22 de outubro. Possibilidade essa que está sendo analisada pela coordenação de campanha do candidato. O deputado ainda pontuou que se for confirmada a visita de Lula, o candidato à presidência poderá visitar outra cidade da região, além de Montes Claros, questão que ainda será definida posteriormente.

Cantando uma música típica da cultura indígena, a deputada Célia Xakriabá deu início ao seu discurso tomada por aplausos e gritos das pessoas que acompanhavam o evento. Em sua fala, Célia não poupou críticas ao governo Bolsonaro e fez questão de enfatizar o apoio que teve em mais de 800 municípios mineiros.
“Tenho orgulho de ser a terceira mulher mais votada em Minas Gerais e de ter recebido votos em 804 municípios do estado. Como disseram aqui hoje, eu irei agora para a cova dos leões, mas quero dizer que nós não temos medo de leões, já que somos onças. É com essa coragem que nós vamos dizer para as pessoas que o exterminador do futuro, que é esse presidente, não pode nesse momento ter um projeto de vida, já que ele é comprometido principalmente com o projeto genocida e feminicída. Conte com nós, pois já estamos fazendo muito, e é com todo o encantamento de quem chegou a 804 município que nós vamos derrotar o fascismo e vamos colocar pessoas para assumir esse projeto da democracia”, argumentou.
Quem também fez o uso da palavra foi a deputada reeleita, Leninha. “Uma vez a esperança venceu o medo e agora o medo vai vencer o ódio. Nós somos o povo da resistência e da luta, e mais do que nunca precisamos ir na eleição mais importante da nossa história, pois nós carregamos o mesmo objetivo. Precisamos manter os votos que tivemos no primeiro turno, que tivemos no Norte de Minas e Jequitinhonha e reverter os resultados negativos nas cidades onde perdermos. Temos que ampliar os votos para Lula no segundo turno. Estamos em campanha desde segunda-feira para levar alegria para as pessoas”, finalizou.