DECEMBER 9, 2022


Comércio de bebidas e comidas nas FestaS de Agosto

Os comerciantes recebem a população de sorriso largo, o momento foi muito esperado e nos próximos dias o movimento tende a aumentar ainda mais.

IMG_0942

Em 2021 a prefeitura de Montes Claros realizou um processo de credenciamento dos profissionais que vão explorar o comércio de bebidas e comidas durante as festas tradicionais da cidade. Um sorteio definiu quem está trabalhando na 181ª edição das Festas de agosto e no 42º Festival Folclórico. Agora que a festa começou muitos comerciantes estão otimistas.

Comidas típicas da cidade como arroz com pequi, feijão-tropeiro, carne de sol com mandioca, pastel frito na hora e beiju são só alguns dos muitos alimentos comercializados nesses dias de festa. Além de muitas bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Dentre as exigências do edital do processo, que credenciou os comerciantes, estavam critérios que visam a higiene dos produtos vendidos e a segurança de comerciantes e clientes através de medidas que deverão ser respeitadas. Extintores de incêndio nas barracas, uso de aventais e toucas pelos comerciantes, são alguns critérios exigidos.

Muitos comerciantes vivem de colocar suas barracas nas muitas festas que acontecem ao longo do ano em Montes Claros. Com a pandemia ocasionada pela COVID-19, esse foi um dos grupos que mais sentiu o prejuízo financeiro.

Para Maria de Lourdes Silva, de 60 anos, que há 20 anos trabalha com barraca nas Festas de Agosto, “essa retomada é maravilhosa, há dois anos sem participar que bom que Deus abençoou e estamos aqui. Está muito boa.” Já Maria Graziela que também já tinha barraca antes da pandemia afirma que ”as expectativas são as melhores possíveis, estamos aqui para atender todo mundo.”

Os comerciantes recebem a população de sorriso largo, o momento foi muito esperado e nos próximos dias o movimento tende a aumentar ainda mais.

Genilda Aguiar Santos, de 54 anos, vende beijus na Festa e há 5 anos participa da festividade. Ela espera que a festa “seja melhor e que a gente consiga o melhor para a nossa família, ontem foi bom mesmo e hoje a gente espera que seja melhor.”

Genilda Santos uma das comerciantes.

Karen Santos foi a praça da matriz nesta quinta-feira (18), só para comer um arroz com pequi. “Sai do trabalho e vim correndo, comer um arroz com pequi, o cheiro está muito bom, não via a hora de sentar e comer tomando um

refrigerante bem geladinho, depois quero experimentar mais delicias por aqui.”

No período da noite a quantidade de pessoas aumenta.

Segundo a prefeitura cerca de 13 mil pessoas devem participar diariamente dos eventos. Esse é um momento muito importante para prestigiar o comércio local e viver a tradição do mês de agosto em Montes Claros.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência