DECEMBER 9, 2022


Pai: Um amor que vai além dos laços biológicos

Conheça a história da jovem jornalista, Mariana Santos, que foi criada sem o pai biológico, mas teve uma figura paterna na presença musical e amável do tio

A31502BE-3DBC-4561-8066-41EC8761B23E

Foto: Arquivo Pessoal

“Pai é alguém que, por causa do filho, tem sua vida inteira mudada de forma inexorável. É fácil demais ser pai biológico. Pai biológico não precisa ter alma. Um pai biológico se faz num momento. Mas há um pai que é um ser da eternidade: aquele cujo coração caminha por caminhos fora do seu corpo. Pulsa, secretamente, no corpo do seu filho (muito embora o filho não saiba disso)”, nas palavras de Rubem Alves, os laços afetivos são maiores até que a biologia.

Essa passagem vão ao encontro com a história que vamos conhecer. Mariana Isabel Santos Silva, de 27 anos, é moradora de Montes Claros e cresceu com a mãe, a avó e o tio, sem muito contato com o pai biológico. A realidade dela é muito parecida com a de milhares de pessoas espalhadas pela Brasil, segundo dados dos cartórios do país, nos quatro primeiros meses de 2022 o percentual de ausência paterna nos registros havia subido para 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, quase 57 mil crianças não traziam informações sobre o pai.

No entanto, apesar da falta que o pai fazia na sua vida, Mariana encontrou no tio um amor paterno. Inclusive, esse familiar que desempenhou esse papel importante, tem esquizofrenia. Apesar disso, segundo Isabel, as limitações dele não o impediu de desempenhar bravamente a figura de pai. “Ele sempre foi muito amoroso, cuidador e me ensinou lições valiosas que levo até hoje”, comenta a jovem.

Entre as coisas que ela herdou do tio/pai, ela destaca é o gosto musical, o amor pela poesia e as coisas sensíveis e leves da vida. Conforme contou Mariana, tudo isso foi por influência dele. “Herdei todo o bom gosto musical dele, pois gosta dos Beatles e de tocar violão, ou seja, aprendi a gostar das mesmas coisas. Além disso, tio “Zé” sabe escrever poesia e eu amo, então nos momentos de lucidez ele escreve, toca, gosta de conversar sobre coisas leves da vida. A minha sensibilidade e o bom gosto musical vieram dele,” contou Mariana.

Foto: Arquivo Pessoal

Por falar em música, a jovem compartilhou que tem uma canção especial da banda Beatles que a faz lembrar dos momentos especiais que teve na infância com esse familiar. “Ele cantava pedaços de ‘Yesterday’, e isso foi bem marcante, pois ele falava que dedicava para mim”, relembra.

Mesmo com o relacionamento positivo com essa figura paterna, a jovem relata que lidar com a doença dele não foi fácil, pois a patologia é permeada de desafios e fez com que ela amadurecesse mais cedo. “Meu tio, exerce um papel grande na minha vida, porém para lidar com a doença dele é preciso calma, paciência e ter pulso firme, e essas lições eu aprendi muito nova para poder cuidar dele, e isso me ajudou a ler as pessoas e entender os sinais que elas querem passar”, frisou.

Assim como muitas pessoas, Mariana destacou que mesmo com a presença do tio na sua vida, ela sentiu falta do seu pai, principalmente em eventos escolares e outras ocasiões, porque algo ainda faltava. Além disso, ela pontuou que a lacuna que o pai deixou causa um arrependimento na sua vida. “Hoje, eu entendo que o meu pai não pôde me criar por diversos motivos, mas se eu pudesse queria que ele tivesse um contato maior comigo e me conhecesse melhor. Infelizmente não temos esse vínculo afetivo”, destacou.

Contudo, Mariana é muito grata pelo tio e tudo o que ele faz, ela tem esperanças de retribuir esse amor e as coisas que o seu pai de criação a ensinou. A jovem ainda deixa uma mensagem de dia dos pais para o seu tio: “Você é um homem incrível, eu gostaria de ter o mínimo da bondade, da doçura e da inocência que o senhor tem. Aliás, um exemplo de ser humano, uma referência que um dia eu quero ser”, finaliza.

Nesse dias dos pais, a Portal Web Tempo, parabeniza todos os papais, sejam de criação ou biológicos, o que importa é o amor, a união e todo o sentimento que um pai e filho sente um pelo outro. PARABÉNS PAPAIS!!

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência