DECEMBER 9, 2022

Tradição e Cultura: Festas de Agosto começam com pé direito em Montes Claros

Em evento realizado pelo Sesc, os catopês puderam dar o gostinho de como será as Festas de Agosto neste ano

WhatsApp Image 2022-08-11 at 09.12.18

Nessa quarta-feira (10), ocorreu a abertura da programação do Sonora Brasil 2022, o tema foi “Culturas Bantu: Afro sonoridades Tradicionais e Contemporâneas”. O evento é realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e traz o Primeiro Terno de Nossa Senhora do Rosário de Montes Claros. Além disso, durante a programação houve a entrega dos penachos e apresentação de novos integrantes do grupo.

Muitos moradores da cidade compareceram ao local e puderam acompanhar de perto a festividade dos catopês. Adão Soares dos Santos, Supervisor de Serviços Sociais no Sesc, comentou sobre o evento. “Hoje, Montes Claros está abrindo o cenário nacional no projeto Sonora Brasil, e com a honra de trazer os catopês que são tão tradicionais e fortes na cidade, promovendo o intercâmbio cultural para toda a população”, comenta.

Ainda segundo o Supervisor, o acontecimento marca também a abertura das festas de Agosto. Ele ressalta o compromisso do Sesc com a população e a sociedade de promoção de cultura e difusão cultural em todo o Estado.

Para Zanza Junior, mestre do terno de Nossa Senhora do Rosário e gestor da associação dos catopês, a cerimônia de entrega dos penachos para os neófitos, que aconteceu dentro do projeto, também foi uma oportunidade para inserir novos integrantes ao grupo. ”O Penacho é o símbolo da cultura dos catopês, marujos e caboclinhos e tem a simbologia relacionada aos mitos em torno das festas de agosto”, conclui o Mestre.

Cláudia Gislene Rocha Fonseca, catopê do terno de Nossa Senhora do Rosário, fala sobre suas expectativas com as Festas de Agosto. “A gente espera que esse ano, depois desse período que ficamos sem comemorações, as pessoas nos recebam como um presente”, falou Cláudia.

Congado em Montes Claros

O Congado é uma importante tradição cultural afro-brasileira. A manifestação, que é uma herança dos povos Bantu, tem presença marcante do território mineiro contribuindo para a formação da identidade.

O Primeiro Terno de Nossa Senhora do Rosário é um grupo de congado tradicional de Montes Claros, desde meados do século XIX. Anualmente, evidencia-se junto a outros, ocupando as ruas da cidade nas Festas de Agosto.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência