Foi confirmado na tarde desta terça-feira, 02 de agosto, o primeiro caso de varíola dos macacos no Norte de Minas. Um paciente da cidade de Janaúba, que também passou por atendimento médico em Montes Claros, testou positivo para a doença.
De acordo com a assessoria de comunicação do município, além de Montes Claros, a paciente também esteve no estado de São Paulo dias antes de começar a sentir os sintomas da varíola.
A princípio, o paciente procurou o centro de saúde de Janaúba com sitiamos de COVID-19, entretanto, o resultado do exame deu negativo. Como os sintomas continuaram, tendo inclusive surgido novos sintomas, ele passou pela hipótese diagnóstica de Monkeypox, cujo resultado foi positivo.
Ainda segundo a ASCOM do município, desde que foi atendido, há cerca de duas semanas, o paciente foi colocado em isolamento e, agora com o resultado positivo do exame laboratorial, já está sendo feito a intervenção para isolar todas as pessoas que tiveram contato direto com ele.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até esta terça-feira, 314 casos da doença foram notificados em Minas, sendo que desses, 74 foram confirmados, 18 são prováveis, 112 suspeitos e 110 descartados.
Vale lembrar que a primeira morte pela doença no Brasil ocorreu na última quinta-feira, 28 de julho, em Belo Horizonte. Um homem de 41 anos contraiu a doença e veio a óbito.
Compartilhe: