DECEMBER 9, 2022

Órgão ambiental realiza vistorias para licenciamento do Projeto Bloco 8 da SAM em Grão Mogol

A previsão é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico da fase de implantação do Projeto Bloco 8.

WhatsApp Image 2022-07-26 at 13.28.16

Foto: Divulgação

Uma equipe da Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) realizou, na semana passada, vistoria técnica na região onde se pretende instalar o empreendimento Bloco 8 da Sul Americana de Metais (SAM).

Segundo a diretora de Relacionamento e Meio Ambiente da SAM, Gizelle Andrade, a inspeção faz parte do processo de licenciamento ambiental e tem grande importância para seu andamento. “Por meio da vistoria os técnicos da Suppri avaliam in loco os aspectos que foram apresentados nos estudos ambientais feitos pela empresa e sua análise integrará o parecer técnico do órgão ambiental sobre a viabilidade do Projeto Bloco 8”, explica.

A diretora informou também que a equipe da SAM acompanhou os profissionais da Suppri na ida até a futura área do projeto. “Fizemos uma visita à campo, mostramos os locais onde serão implantadas as estruturas, tanto da mineração quanto o local da futura barragem de água do Rio Vacaria, e então eles puderam ver de perto os aspectos físicos, os tipos de vegetação, os usos do solo e, principalmente, a ocupação da área”, completa.

O Projeto Bloco 8 encontra-se em fase de licenciamento ambiental e aguarda a emissão de sua Licença Prévia (LP). Em 10 e 11 de maio, a SEMAD realizou Audiências Públicas em Grão Mogol e Fruta de Leite. Cerca de 1.200 moradores locais participaram e diversos geraizeiros manifestaram seu apoio ao Projeto e às oportunidades que ele atrairá para a região.

O Projeto Bloco 8 é formado principalmente por um complexo minerário e uma barragem de água. Além de trazer soluções para a disponibilização dos recursos hídricos, o projeto tem como compromisso fomentar o crescimento econômico e social na região. O investimento atual previsto pela SAM para o empreendimento é de 2,1 bilhões de dólares tornando viável a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20%) e a transformação do minério do norte do estado em um produto de alta qualidade. O tratamento do material a ser realizado no local viabilizará o aumento de sua concentração de 20% para um teor de 66,5%.

A previsão é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico da fase de implantação do Projeto Bloco 8, e mais 1.100 empregos durante a sua operação, com produção anual de 27,5 milhões de toneladas de concentrado minério de ferro. O Projeto tem apoio da maioria da população local, incluindo comunidades geraizeiras, as quais tem se mobilizado para se fazer ouvir e evidenciar sua expectativa pela instalação do empreendimento.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência