O projeto Um Ano em Missão ( One Year in Mission – OYiM), promove a participação de jovens adventistas na missão de realizar projetos sociais e levar uma mensagem de esperança para centros urbanos de oito países da América do Sul, unindo seus talentos, recursos e conhecimento profissional com as necessidades da comunidade.
Em Montes Claros, desde o início deste ano, uma equipe de jovens tem realizado este trabalho. O diretor da equipe, Leonardo Oliveira de Freitas, afirma que o grupo conta com jovens voluntários que decidiram servir a Deus e a comunidade com seus dons e talentos. “ Temos desenvolvido diferentes trabalhos sociais em favor dos jovens e famílias da região; como palestras educativas, curso “Como parar de fumar”, ações sociais gratuitas, como a escolinha de futebol, corte de cabelo,cursos e muito mais.
Leonardo explica que o projeto busca também dar oportunidades e desenvolver valores, levando esperança por meio de reflexões e estudo da Bíblia, que é a base para todas as coisas e um meio que traz felicidade às pessoas.
“Ver vidas sendo transformadas é o que nos motiva. Pessoas abandonando os vícios, casais se reconciliando, familias estudando a Bíblia, tudo isso confirma a certeza que vale a pena viver um ano em missão”, ressalta Leonardo.
Para Livia Rocha, participar do projeto é a oportunidade de levar sempre uma mensagem de esperança para quem precisa. Diz ainda que fazer parte de algo tão especial fazer parte de um processo e ela é a maior beneficiada.
“Enquanto salvamos vidas lá fora, salvamos a nossa no processo. Minha espiritualidade não estava de maneira nenhuma fraca antes de participar do projeto, mas viver o incrívelamor de Deus me levou a um lugar que nenhuma outra experiência teria me feito chegar. O OYIM ensina sobre dependência em Deus, missão e amor. Capacita qualquer jovem a uma experiência elevada com Deus e com o próximo”, relata Livia.
Gol de esperança
Um dos projetos desenvolvidos na comunidade pelos jovens, é o Gol de Esperança. Nesta atividade, os participantes não jogam apenas futebol, eles recebem orientações voltadas para o ensino de valores, autoestima, e claro, são impactados pela mensagem de esperança através do estudo da Bíblia.
Phelipe Pego, é o instrutor na escolinha de futebol. Ele conta que a mesma vem ajudando os jovens de uma forma que eles nunca imaginaram.
“Trabalhamos com adolescentes e jovens que de repente, não sabiam seu lugar na sociedade, aqui estão aprendendo por meio do futsal valores pra levar para vida.
Lazer x valores
Phelipe explica que o futsal é um esporte muito utilizado como lazer e proporciona alegria a quem pratica. Na sua concepção é também um meio de se aprender sobre valores como ordem, disciplina, respeito e trabalho em equipe.
“Estão aprendendo e evoluindo de tal forma que entraram em nossa escolinha crianças tímidas, e estão saindo transformadas. Como missionário e o professor deles me vejo na responsabilidade de levar Cristo a eles e fico honrado por poder fazer parte dessa missão. Fico muito orgulhoso ao ver a responsabilidade e o crescimento a cada dia desses jovens que dão uma mostra muito boa de serem jovens valorosos”, finaliza Phelipe Pego.
Compartilhe: