DECEMBER 9, 2022


PRIMEIROS SOCORROS: ACIDENTE DE TRÂNSITO; SAIBA COMO AGIR

Sua atitude ao se deparar com um acidente será fundamental para minimizar as consequências do fato.

WhatsApp Image 2022-06-22 at 09.23.51

Foto: ASCOM SAMU

Os acidentes de trânsito, infelizmente acontecem a todo momento e em todos os lugares. Seja por imprudência de condutores ou por mera fatalidade, os altos números registrados colocaram o Brasil como o 5º país do mundo com mais acidentes fatais de trânsito, sendo essa a causa que mais mata jovens em nosso país. Mas afinal, o que fazer ao se deparar com um acidente?

Na série especial “Primeiros Socorros”, você terá várias informações que vão ajudá-lo a agir em situações que envolvem acidentes, que vão desde ocorrências de trânsito à parada cardiorrespiratória. Conhecer as principais ações de primeiros socorros, é fundamental para salvar vidas.

Acidente de Trânsito

Ao deparar-se com uma situação de acidente de trânsito, caso esteja em condições físicas que lhe possibilite agir para solucionar a situação, você deve, em primeiro lugar, verificar se há pessoas feridas. O Código de Trânsito faz esse apontamento, que é enfatizado pelo DETRAN, que o tem como a primeiríssima ação a ser realizada, antes de qualquer outra coisa.

Após a identificação do número de feridos que necessitam de atendimento médico, o condutor poderá solicitar o resgate, pois já terá a informação relativa ao número de pessoas que devem ser repassadas à emergência.

A identificação das vítimas pelo condutor e a solicitação do resgate, quando necessário, é uma obrigação de todo motorista em situação de acidente. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 176, omissão de socorro em caso de acidente é considerada infração gravíssima, gerando 7 pontos na carteira de motorista e uma multa no valor de R$293,47, além da suspensão da CNH.

Foto: ASCOM SAMU

O médico cardiologista e instrutor do SAMU Macro Norte, Wille Dingsor, pontua algumas questões importantes que não podem ser deixadas de lado numa cena de acidente, como a correta sinalização do local para que outros condutores de veículos fiquem cientes da situação, o que resguardará para que não ocorra outro acidente no local.

“Em relação as vítimas, é muito importante deixá-la na posição a qual se encontram após o acidente. Evitar o deslocamento dessa vítima é fundamental, pois, por mais que parece que ela não tem agravos maiores, há a possibilidade do que nós chamamos de lesões instáveis, que é uma fratura pequena, mas com a mobilização de forma inadequada pode agravar essa lesão e causar um dano maior”, ressalta o médico.

A aglomeração em cenas de acidente é outro ponto enfatizado pelo médico. “É muito comum as pessoas se aglomerarem em locais de acidente, situação que muitas vezes acabam gerando outros acidentes por parte de motoristas. Se eu fosse resumir as dicas, seria: uma vez instalado o acidente, entrar em contato com autoridade de trânsito responsável, evitar aglomeração ao redor do local, sinalizar o local e evitar a movimentação sem técnicas adequadas”, finalizou.

Vale ressaltar a importância de entrar em contato com o Samu, através do 192 e/ou com o Corpo de Bombeiros através do 193. Sua atitude ao se deparar com um acidente será fundamental para minimizar as consequências do fato.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência