“O esporte da família”. Não é à toa que a frase afirmativa ecoa entre as vozes dos mais de 80 competidores que participaram do Team Penning durante a 48ª Expomontes, na pista de areia do Parque João Alencar Ataíde, em Montes Claros, entre sábado (02) e domingo (03). Eles atraíram um público de aproximadamente 30 mil pessoas nas arquibancadas durante a competição.
A modalidade de esporte equestre tem ganhado cada vez mais adeptos sendo inclusivo, pois podem competir crianças e adultos, e também familiar, pois geralmente o trio competidor é formado por pais, filhos, mães, amigos e parentes.
O sargento Carlos Henrique Ferreira competiu com o filho Caio Souza. E, torcendo por eles na arquibancada, estavam o outro filho, Luiz Eduardo, e a esposa, Tatiane Mendes. “É considerado o esporte da família, para mim é muito gratificante competir com o meu filho, e ainda ver meu outro filho e minha esposa acompanhando a gente. Vemos que a maioria dos competidores estão acompanhados dos familiares. Para mim como pai estar com meu filho do meu lado é emocionante. São dois anos sem prova, e estamos emocionados por poder retornar com as competições desse esporte que é tão difícil, mas cheio de superação, pois os três competidores precisam acertar para serem campeões”, destacou policial militar.
Crisantino Borém, diretor de eventos da Sociedade Rural, explica que a modalidade consiste em apartar três bois com os mesmos números, que devem ser presos em um curral. O trio de competidores que fizer essa manobra em menos tempo, ganha. A premiação foi de R$ 55 mil divididos entre o primeiro e quinto lugares, com participantes de Belo Horizonte, Pompéu, Itaúna, Curvelo, Francisco Sá, Janaúba, Paraopeba e várias cidades circunvizinhas. Assim como a maioria, Crisantino também correu junto com a família, formando o trio com o filho Crisantino Borém Neto e o genro Luan Paiva.
“Nós amamos o esporte equestre, a gente se dedica! É de fato o esporte da família! Eu sempre falo: “o cavalo é meu amigo!’ E essas provas são da família, a gente agrega pais, filhos, netos, parentes. Isso é muito bom. É a forma da gente se divertir e competir com muita adrenalina. É um espetáculo, e a torcida vibra com os resultados”, alegrou-se Borém.
Maria Vitória Gomes de Castro, de oito anos, é a participante mais nova da competição, e é o exemplo claro do quanto o esporte é inclusivo: além de ser uma das representantes da categoria feminina, ela também mostra que o esporte é praticável desde cedo. Como se não bastasse, também teve o irmãozinho Roberto Cury, de apenas três anos, torcendo por ela, e detalhe, ele também já sabe andar a cavalo muito bem. Ela é de Janaúba e começou os primeiros passos no esporte com quatro anos de idade, seguindo os passos dos pais Junior Leal e Lívia Andrade.
Perguntada de onde vem a inspiração, ela ressalta a influência familiar. “Porque meu pai e minha mãe também competem desde pequenos, como eu. Eu gosto muito! Porque meu futuro é esse”, disse a competidora mirim.
Após dois dias de muita adrenalina e habilidade, o público pôde conhecer os vencedores na noite do domingo, 03 de junho, que são de Montes Claros e Belo Horizonte. A prova conta pontos para os melhores do ranking anual.
Veja o resultado
Categoria Trio Profissional
Wilian Oliveira – Montes Claros
Dênio – Belo Horizonte
Categoria Trio Amador
Lívia – Janaúba
Du Capitão – Capitão Enéas
Saúde animal
Ao todo, 120 animais foram inscritos na modalidade de Team Penning, sendo a maioria da raça Quarto de milha. E, o que muita gente não sabe, é que antes mesmo deles entrarem no parque, é feita uma série de exames e avaliações para garantir a saúde e bom condicionamento dos equinos.
“Existe um bem-estar animal que a gente segue, sempre com critério, fazendo exames de anemia e mormo, todos os animais são vistoriados, verificando o estado de saúde de cada um, para que nenhum deles entre no parque com algum tipo de doença ou enfermidade”, explicou Crisantino.
Compartilhe: