O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve nesta sexta-feira, 24 de junho, em Montes Claros, Norte de Minas. O motivo da ida do Ministro à cidade foi a assinatura do contrato para pavimentação da BR 135, no trecho de Manga a Itacarambi, e assinatura do protocolo de intenção das obras de implantação e pavimentação da BR 367, entre Almanara e Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha.
Várias autoridades como prefeitos, vereadores, deputados, senador, generais do exército e representantes de classes estiveram presentes. A visita foi a convite do presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, quando em encontro em Brasília, a associação se colocou à disposição para realizar a cerimônia em Montes Claros.
A BR 135 foi criada pelo então presidente Juscelino Kubstchek e começa na BR 040 seguindo até São Luiz, no Maranhão, interligando o Sudeste com o Norte e nordeste do Brasil. Em território mineiro falta asfaltar apenas o trecho de Itacarambi a Manga.
Já a BR 367 tem extensão de mais de 600 km. A rodovia, no trecho de Minas Gerais, inicia na cidade de Gouvéia, região de Diamantina e termina em Salto da Divisa, já chagando no estado da Bahia.
Essa obra vai resultar em muitos quilômetros a menos que os mineiros terão pra chegar à Bahia. Logo, o turismo também ganha muito com isso uma vez que o estado da Bahia é muito procurado pelos mineiros para turismo, principalmente as praias de Porto Seguro e região.
“A gente está aqui em Minas Gerais, Montes Claros, princesinha do norte trazendo a notícia do governo do Presidente Bolsonaro e mais que notícia, assinamos o contrato hoje com a construtora que tem o compromisso de produzir a pavimentação do último trecho da BR 135 no norte de Minas, divisa com o estado da Bahia, uma obra importante que vai trazer o desenvolvimento da região, investimento que o governo vai fazer na rodovia. A gente também está anunciando hoje o trabalho na 367 de Almenara até Salto da Divisa, uma obra estratégia. O exército brasileiro também tem trabalhado muito conosco em todo o país,” destacou o Ministro.
Durante a cerimônia, Marcelo trouxe a público que o Governo Federal prepara a elaboração do edital para a privatização de outra importante estrada federal, a BR-251, ligação entre Montes Claros e a BR-116 (350 quilômetros).
“Essas obras, mesmo que não estejam sendo realizadas na cidade, beneficiam a população de Montes Claros, porque melhoram a logística da cidade, permitindo a atração de novos investimentos e empresas, gerando emprego e renda para a população”, destacou.
O deputado estadual Arlen Santiago (Avante), pontuou que a pavimentação do trecho da BR-135 entre Itacarambi e Manga é reivindicada há mais de 20 anos, desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995/2002). Já o senador Carlos Viana (PL), citou em sua fala que “uma obra como essa da 135 são 240 milhões, já temos 35 milhões aproximadamente em caixa e vamos começar o trabalho do orçamento no ano que vem para que ela possa prosseguir. A 367 nós já temos aproximadamente 70 milhões, o exército brasileiro vai dá inicio a obra no mês de setembro e outro compromisso é o orçamento do ano que vem para que a a gente consiga entregar as duas obras para o Norte e Vale do Jequitinhonha.”
Compartilhe: