DECEMBER 9, 2022

Montes Claros volta a registrar mortes por Covid-19 após três meses; número de infectados cresceu mais de 2.000%

Até esta quarta-feira, 22 de junho, 50 pacientes estavam internados em leitos clínicos, o que corresponde a 10% do total de leitos clínicos do município.

WhatsApp Image 2022-06-23 at 15.13.55

Foto: Solon Queiroz

Por: Dihemeson Faria

Após três meses sem registrar óbitos pela covid-19, Montes Claros ligou o sinal de alerta com a confirmação de quatro mortes pela doença e mais dois óbitos em investigação; os seis casos ocorreram entre a última semana e hoje, 23 de junho. A cidade também voltou a registar aumento no número de pessoas infectadas com a doença. Em abril, 54 casos foram confirmados; em maio esse número subiu para 276; já neste mês de junho, só até o dia 22, já haviam sido registados 5.622 novos casos, um aumento de mais 2.000% em relação ao mês anterior.

Os números alarmantes foram apresentados pela Secretária de Saúde do Município, Dulce Pimenta, durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 23 de junho. Em sua fala, Dulce reforçou a importância das pessoas tomarem as doses de reforço para mudar o atual cenário.

“O uso de máscara é uma medida para controlar a transmissão da doença, porém a maior arma que temos para todos é a vacina. Já foi provado que a vacina tem períodos de eficácia maior até o quinto e sexto mês da aplicação, após, essa eficácia diminui, daí a importância da dose de reforço. Nós tivemos um relaxamento, principalmente em relação às doses de reforço, e isso compromete a imunidade das pessoas”, destaca.

De acordo com a secretária, até esta quarta-feira, 22 de junho, 50 pacientes estavam internados em leitos clínicos, o que corresponde a 10% do total de leitos clínicos do município. Outro dado apresentado foi a faixa etária de maior incidência de contaminação. Segundo Dulce, pessoas entre 30 e 39 anos estão sendo as principais vítimas da doença, o que levou o município a liberar a segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas acima de 30 anos.

Neste sábado, 25 de junho, 10 unidades de saúde do município estarão abertas para aplicação das vacinas, bem como as duas salas especiais instaladas nos dois shoppings da cidade. “Essa é mais uma ação que visa facilitar o acesso da população aos imunizantes contra a covid-19, pois quanto mais avançarmos na cobertura vacinal, mais os números vão cair”, enfatiza a secretaria.

Máscaras, Testes rápidos e Expomontes

Como forma de conter o avanço da doença, o município já havia decretado a volta do uso de máscaras em locais fechados desde o último sábado, 18. O avanço da doença tem levado muitas pessoas a procurarem os prontos-socorros dos hospitais para fazerem o teste. Para desafogar esses locais, as unidades de saúde dos Bairros Maracanã, Santos Reis, Vilage do Lago, Esplanada, Major Prates, Eldorado, Delfino Magalhães e Renascença estão fazendo os testes em pessoas que estejam sintomáticas.

Dulce alerta que para fazer o teste é preciso está com os sintomas a pelo menos três dias, uma vez que testes feitos com sintomas nos dois primeiros dias podem dar negativos, mesmo a pessoa estando infectada.

Um ponto questionado durante a coletiva, foi a respeito das medidas a serem adotadas para a realização da tradicional Feira Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), que começa na próxima semana. De acordo com a secretária, qualquer decisão a respeito deverá ser tomada pelo prefeito, sendo a secretaria responsável apenas por fazer uma recomendação técnica das possíveis medidas a serem cumpridas.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência