DECEMBER 9, 2022


ADOTE UM CATOPÊ: Campanha busca ajuda da população para compra do fardamento a pessoas carentes do grupo

A tradição, que é um marco de religiosidade, fé e devoção à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo, vem sendo sustentada com muitas dificuldades pelos organizadores.

WhatsApp Image 2022-06-21 at 11.03.31

Os Catopês são um grupo de origem africana incorporado em nossa cultura como importante elemento para o fortalecimento da identidade racial e sobrevivência de seus participantes, que lutam para a preservação dessa cultura.

Após dois anos de pandemia, o ano de 2022 marcará a volta dos catopês, marujos e caboclinhos às ruas de Montes Claros, na tradicional Festa de Agosto. A tradição, que é um marco de religiosidade, fé e devoção à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo, vem sendo sustentada com muitas dificuldades pelos organizadores.

Com a morte do Mestre Zanza, inesquecível para a tradição, o grupo precisou revigorar as forças e correr atrás de ajuda. Pensando nisso foi lançada a campanha “Adote um Catopé” que tem como objetivo sensibilizar a população para que possam contribuir com o fardamento dos catopés, marujos e caboclinhos.

Os Ternos de Catopês são compostos, na sua maioria, por pessoas simples, que têm amor e devoção aos santos, mas que precisam de apoio para estarem vestidos a caráter para a festa. De acordo com Mestre Zanza Júnior, só para fazer um capacete (penacho), o valor gira em torno de R$1.200,00, sem contar a calça, blusa, sapatos e instrumentos.

Para a campanha, a associação dos catopês, estipulou um valor de R$170,00 para a compra de um fardamento completo, porém simples, que inclui calça branca, camisa social branca de manga longa e sapatênis branco.

“A campanha é bem diversificada, quem não pode ajudar com um valor financeiro a campanha é livre para qualquer valor. Quem não pode ajudar com um valor em dinheiro pode ajudar com um sapato branco, uma calça, fitas, penas, o que a pessoa puder contribuir estaremos à disposição com muito gosto para ajudar as pessoas a receber aquilo que é possível para as festas de agosto,” afirmou Zanza Junior.

Confira abaixo informações sobre como doar:

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência