DECEMBER 9, 2022

Melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais são premiadas

Entre as grandes empresas, o topo do ranking ficou com a Novo Nordisk, multinacional dinamarquesa localizada em Montes Claros.

1BE9ABCB-D99E-4160-BC8E-ADFD591B5559

Foto: Divulgação

Produtividade, eficiência, eficácia e competitividade são objetivos que estão na meta de qualquer empresa. Mas, para alcançar essas qualidades, o ambiente interno e o humor dos colaboradores são fundamentais. Em Minas Gerais, as empresas que adotaram as melhores práticas nesse sentido foram reconhecidas com prêmio de Melhor Lugar para se Trabalhar, conforme o ranking divulgado nesta semana após uma premiação da consultoria GPTW (Great Place to Work).

A lista, que é dividida em três categorias (pequena, média e grande empresa), reconheceu as 70 melhores empresas do Estado com base em critérios técnicos e também na avaliação feita pelos trabalhadores das próprias organizações. O reconhecimento do funcionário, inclusive, é o que mais pesa para a escolha das vencedoras do prêmio que existe há nove anos.

“Para essa premiação nós medimos a percepção dos colaboradores dentro das empresas. Eles respondem a uma pesquisa que avalia a relação dos líderes, a cultura da empresa e outros fatores, então criamos esse indicador, que tem peso de dois terços da nota final”, explica a diretora regional da GPTW, Haline Aquino. Os troféus da premiação foram entregues no último dia 13, em cerimônia realizada no Hotel Ouro Minas, na região Nordeste de Belo Horizonte.

Neste ano, 186 empresas se inscreveram para participar do prêmio, representando 143.257 funcionários. Dentre as participantes, 70 foram premiadas: 20 de grande porte (com 1.000 ou mais funcionários), 30 de médio porte (entre 100 e 999 funcionários) e 20 de pequeno porte (entre 30 e 99 funcionários).

Segundo Haline, foram reconhecidas as empresas que tiveram mais atenção com os funcionários em um momento de retomada das atividades presenciais. “Neste último ano, a gente olhou não só para a saúde física do colaborador, que foi uma pauta em 2020 e 2021, mas para também para a saúde mental desse trabalhador e como seria essa volta dele para o presencial, e as empresas que se destacaram foram aquelas que souberam tratar isso da melhor forma”, detalha a diretora regional da GPTW.

Premiados

No top 3 do ranking de melhores empresas para se trabalhar – categoria pequenas empresas – está a Souza Gomes Imóveis, que tem sede em Juiz de Fora. O CEO da empresa, Diogo Souza Gomes, destaca que o diferencial, para além dos benefícios financeiros e premiações, é o respeito com o funcionário.

“Eu acho que não tem uma fórmula mágica, é um conjunto de coisas, que começam pelo respeito. Tentamos ser muito transparentes com o nosso time e os deixamos participar da vida do nosso negócio, e este é o nosso princípio fundamental”, avalia.

Na categoria de médias empresas, a Embraccon – sediada em Belo Horizonte – se destacou no top 10. Para o diretor regional da empresa, Danilo Lobato, o ambiente leve no local de trabalho reflete-se nos resultados. “Ficamos muito honrados com a premiação, pois isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Aqui, nós trabalhamos em cima dos valores: ser íntegro, simples e inovar sempre, essa é a nossa base e o que faz com que a nossa empresa cresça”, relata o diretor.

Entre as grandes empresas, que possuem mais de 1.000 funcionários, o topo do ranking ficou com a Novo Nordisk Produção Farmacêutica, uma multinacional dinamarquesa localizada em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. É o terceiro prêmio da companhia, que foi reconhecida como a melhor empresa para se trabalhar em Minas Gerais nos anos de 2020 e 2021.

O vice-presidente corporativo da fábrica, Reinaldo Costa, revela que o segredo está no foco e no tratamento humanizado dos funcionários. “Muitas empresas colocam o resultado em primeiro lugar. Eu concordo e acho isso muito importante, mas nós vamos além. Quando o foco está nas pessoas, você alcança o impossível. Talvez seja essa a mudança de paradigma no ambiente empresarial que estamos vivendo”, revela.

Funcionária há 15 anos da empresa, a especialista da área de monitoramento ambiental Amanda da Silva Fernandes destaca o bom ambiente de trabalho. “Não é apenas o lugar de trabalho. Aqui, a gente se sente inserido em um mundo dinâmico. Esse investimento na cultura da empresa e nas pessoas que fazem parte dela é o que faz a gente se sentir muito mais orgulhoso de fazer parte disso tudo”, diz a colaboradora.

Inscrito na premiação pela primeira vez, o Grupo Sada entrou para o top 20 das maiores empresas de Minas Gerais com o melhor ambiente de trabalho. Para a vice-presidente do grupo, Daniela Medioli, a premiação é motivo de orgulho. “Ainda temos um caminho para percorrer, mas esse movimento de fazer acontecer vem da nossa gente. Obrigada a todos os colaboradores do Grupo Sada”,

O diretor de Recursos Humanos (RH) do Grupo Sada, Alexandre Sena, credita o reconhecimento ao foco em melhorias na gestão. “As práticas de gestão nos últimos anos permitiram que tivéssemos esse reconhecimento com uma das mais importantes premiações do mundo. É uma premiação de todos, e esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo”, diz. 

Fonte: OTempo.

Compartilhe: