Nessa quarta-feira, 08 de junho, foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil em São Paulo. Trata-se de um homem de 41 anos que veio da Espanha. O paciente segue em isolamento.
“As amostras do caso ainda estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz”, afirmou a Secretaria de Saúde paulista. Afirmando ainda que os sintomas começaram no dia 28 de maio.
A prefeitura da cidade monitora também outro caso, uma mulher de 26 anos que está hospitalizada e não fez nenhuma viajem recentemente.
Manifestação do governo
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre os possíveis casos que estão sob monitoramento no país e alegou que pode comprar vacinas contra a doença no futuro. Segundo o chefe da pasta, não será necessário uma campanha de imunização no momento, mas a situação da varíola dos macacos no Brasil exige atenção.
“É uma vacina específica para essa situação, para os profissionais de saúde que estão lidando com esses casos. É uma estratégia muito limitada, pelo menos essa é a estratégia que tem sido defendida pelos organismos multilaterais da saúde pública”, disse.
O Monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varíola do macaco” ou “varíola símia”, é um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem.
Compartilhe: