Na semana em que se comemora o Dia dos Namorados e os 20 anos de criação da Sociedade Orquidófila Norte Mineira (SONM), Montes Claros recebe no Ibituruna Center Shopping, a XX Exposição Anual de Orquídeas, Cactos e Suculentas.
A mostra acontece entre os dias 10 e 12 de junho, com entrada franca e programação com vendas de orquídeas, exposição e julgamento das melhores espécies.
A Sociedade Orquidófila conta com 40 associados vinculados e pretende comercializar mais de 2 mil plantas com valores a partir de R$ 15,00. “Teremos a participação de três orquidários e um produtor comercial de orquídeas, cactos e suculentas. Ainda, exposição de orquídeas de orquidários locais, regionais e do Brasil”, explica Antônio Carlos Mangerona, presidente da SONM.
Faturamento e Crescimento
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o Brasil produz 15.600 mil hectares de flores, o que representa 8% da produção mundial e o faturamento do setor cresce anualmente entre 12% e 15% com 680 empresas atacadistas no mercado de flores e mais de 25 mil pontos de venda no país.
A floricultura emprega, em média, 3,8 trabalhadores por hectare. A cadeia de produção e comercialização envolve diretamente 200 mil pessoas: 50% nas propriedades, 40% no varejo, 4% na distribuição e o restante em atividades complementares. Nas pequenas propriedades, apenas 20% da mão de obra é familiar, os outros 80% são contratados. Boa parte da mão de obra é feminina.
Em 2021, de acordo com o Ibraflor, o setor faturou 10.925 bilhões. Os dados apontam crescimentos entre 2012 e o ano passado. Eram 4,8 bilhões em 2021 e 10,9 bilhões em 2021. Um crescimento de 127,8% no setor nos últimos nove anos e que englobam produção, atacado e varejo.
O Dia dos Namorados representa 8% do faturamento anual do setor, equivalente às vendas referentes ao Dia da Mulher.
Compartilhe: