Nesta terça-feira, 26 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que busca destacar o papel que desempenham os direitos de propriedade intelectual (PI) no incentivo à inovação e à criatividade. Neste ano, a data reconhece o enorme potencial dos jovens para encontrar novas e melhores soluções que ajudem na transição para um futuro sustentável.
Com o tema “PI e Juventude: Inovando para um Futuro Melhor”, as comemorações se voltam para exaltar essa geração de criadores de transformações que, com suas mentes inovadoras, energéticas e criativas, têm ajudado a impulsionar as mudanças necessárias para o avanço em direção a um novo amanhã.
Falar de Propriedade Intelectual é falar de uma área que compreende várias vertentes como marcas, direitos de autor, patentes, direitos de variedades vegetais, indicações geográficas, segredos comerciais, desenhos industriais e muito mais. É uma oportunidade de colocar em destaque uma temática que avança em ritmo acelerado para transformar realidades e pessoas.
Na busca por fortalecer esse protagonismo da PI, surge o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), um setor dedicado a auxiliar a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo, nos assuntos que dizem respeito à PI de forma 100% gratuita. Seja para orientações ou solicitação de registros, seja para apoiar pesquisadores e empreendedores durante todos os processos de inovação, o NIT/IFNMG está de portas abertas!
“Estamos aqui para desenvolver uma cultura de inovação sólida. Apoiamos toda e qualquer pessoa que queira proteger suas criações e entendemos a importância de garantir esse direito. O NIT tem o objetivo de trazer essa sinergia entre os interesses acadêmicos e os interesses da sociedade, para oferecermos as ferramentas necessárias para estimular ideias e projetos inovadores”, comenta a coordenadora do NIT, Gabriella Saraiva.
A juventude de hoje é uma fonte fantástica e amplamente inexplorada de engenhosidade e criatividade. Suas novas perspectivas, energia, curiosidade e atitude de “arregaçar as mangas”, sem mencionar o forte desejo de fazer a diferença, já estão reformulando abordagens e impulsionando ações. De forma tímida, os resultados vão sendo percebidos.
“Uma cultura não se implementa da noite para o dia. Por conta disso, temos um plano de trabalho e uma equipe consolidada, trabalhando intensamente para fortalecer a nossa Política de Inovação na região. Sabemos do nosso papel para alavancar esse ideal e temos trabalhado de forma ampla para trazer essa juventude para o mundo da inovação tecnológica e da propriedade intelectual”, finaliza a coordenadora.
Que esse 26 de abril possa ser uma oportunidade para os jovens descobrirem como os direitos de propriedade intelectual podem apoiar seus objetivos, ajudar a transformar suas ideias em realidade, gerar renda, criar empregos e causar impacto positivo ao seu redor. Com os direitos de PI, os jovens têm acesso a ferramentas necessárias para fazer avançar suas ambições.
Para saber mais sobre o assunto, ou para solicitar algum serviço relacionado à propriedade intelectual, basta entrar em contato com o NIT através do email nit@ifnmg.edu.br ou pelo número (38) 3218-7327. Aproveite e siga a nossa página no instagram @nit_ifnmg.