DECEMBER 9, 2022

Mutirão para exames de prevenção do câncer colo do útero será realizado neste sábado (19), em Mirabela

O exame Papanicolau será oferecido para mulheres de 25 a 69 anos, que não tenham feito o procedimento há dois anos

A Secretaria de Saúde de Mirabela realiza, neste sábado (19), o mutirão de prevenção do câncer de colo do útero, o exame Papanicolau, para mulheres de 25 a 69 anos, que não tenham feito o procedimento há dois anos.

Os postos de coleta estarão centralizados nas unidades de saúde do São José (Posto Central) e São Geraldo, das 8h às 16h. As pacientes devem levar documento de identificação com foto e cartão do SUS.

“Teremos uma grande equipe para atender o público definido para essa ação do Março Lilás. Esperamos atender o maior número de pacientes”, explicou Taluani Andrade, coordenadora da atenção primária do Município.

Outras localidades

Em Riacho das Pedras a ação foi realizada durante a semana passada. Em Muquém e São Bento as coletas foram transferidas para a primeira quinzena de abril, segundo Taluani, devido à grande procura.

“Iriamos colocar um carro para buscar as inscritas, mas foram cerca de 150 mulheres, então optamos por pegar uma equipe de Mirabela de enfermeiras para fazer o trabalho nas unidades destas comunidades. Será mais confortável para as pacientes para que eles não precisem se deslocar até Mirabela. Assim que acertamos as datas divulgaremos”, falou a coordenadora.

Cuidados

Para garantir um resultado satisfatório, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. Deve evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à coleta e é importante que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Compartilhe: