DECEMBER 9, 2022


IMPOSTO DE RENDA: prazo para declarar segue até 29 de abril; contribuinte pode optar pelo Imposto de renda solidário

Sem tirar nada do bolso, declarantes podem destinar 3% do valor para crianças com câncer

20220311_135900

Graças às destinações do Imposto de Renda, a Pamela encontra melhores condições para enfrentar o tratamento/ Foto: Divulgação

Milhões de brasileiros declaram Imposto de Renda (IR) todos os anos, mas o que poucos sabem é que, ao invés de deixar todo o valor com o governo, podem escolher destinar 3% para ajudar instituições de apoio a crianças e adolescentes, como a Fundação Sara, sem nenhum custo para o declarante.

A iniciativa, que é amparada pela Lei Federal 8.069/90, permite a destinação por meio do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA. As destinações realizadas são geridas pelo colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público Estadual. 

Como funciona?

Quem tem restituição ou imposto a pagar, pode participar e destinar recursos, beneficiando-se da lei e fazendo valer seu direito. O valor destinado ao FIA é automaticamente deduzido do imposto total a ser pago. No caso de quem tem imposto a restituir, também é possível fazer a destinação. Neste caso, o valor será acrescido na restituição.

Qual a vantagem de destinar parte do Imposto de Renda?

Destinar recursos é uma forma cidadã de atuar, decidindo qual parte do seu imposto será encaminhada para uma causa infantil, aplicado diretamente no município escolhido por você. 

O declarante estará apoiando uma instituição que conhece e poderá acompanhar onde os recursos foram investidos. É uma iniciativa fácil de fazer, pois é no próprio formulário da declaração, e sem custo nenhum para o declarante, ou seja, basta querer fazer, explica a superintendente executiva da Fundação Sara, Silvana Amorim.

A destinação do IR tem o poder de transformar a vida de centenas de crianças com câncer

O valor da campanha que é recebido, anualmente, pela Fundação Sara é fundamental para ajudar nas despesas de assistência de centenas de crianças e adolescentes. O valor permite custear, por exemplo, exames de diagnóstico, acompanhamento do tratamento do câncer, cateteres e equipe multidisciplinar assistencial, como a psicóloga, a assistente social, a nutricionista e a pedagoga.

A Pâmela é uma das centenas de crianças e adolescentes com câncer que recebe todo o apoio da Fundação Sara. Essa pequena guerreira foi diagnosticada com leucemia em junho de 2018 e, desde então, foram várias idas e vindas ao hospital para internações, exames e quimioterapias.
 Em novembro de 2020, ela chegou a comemorar o fim do tratamento, no entanto, a doença voltou. Com muita coragem e sempre com esse sorrisão no rosto, ela retomou sua luta. A mãe dela, Paloma, conta que o próximo passo é transplante. O mais difícil ela já conseguiu, que foi um doador 100% compatível. Agora ela está se preparando para receber a nova medula. Não sei quando, onde, nem como será, mas sei que posso contar com a Fundação Sara para conduzir todo o processo, expressa a mãe com confiança.

Quem contribui, faz a diferença

De acordo com a Receita Federal, em 2020, Minas Gerais recebeu de destinação para os fundos municipais o valor de R$9.346.946, enquanto poderia ter recebido o valor de R$314.960.447. Uma média de 3% do potencial existente no estado para destinação do recurso incentivado. A meta deste ano é aumentar esses valores e incentivar cada cidadão, mesmo que não declare IR, a mobilizar mais pessoas para que o movimento seja fortalecido.

O médico cirurgião plástico, Gabriel Sarmento, é um dos declarantes que faz questão de fazer valer seu direito. “Conheço a Fundação Sara já há alguns anos e sei da importância do trabalho deles frente ao combate ao câncer infantil. Sempre destino o IR e sei não há custos para mim para fazer essa doação, destaca.

Para informações detalhadas sobre como fazer valer seu direito e destinar 3% do seu IR, acesse o site fundacaosara.org.br/IR e contribua.

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já são quase 1.300 famílias amparadas.

Em 2018 e 2020 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Para saber mais sobre o trabalho da instituição acesse www.fundacaosara.org.br.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência