O Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer (UICC), não é só mais um dia no calendário. É a oportunidade de aumentar a conscientização mundial, inspirar mudanças diárias e mobilizar ações para um mundo com melhores cuidados.
O triênio, que acontece de 2022 a 2024, recebe a temática Por cuidados mais justos. Seu intuito é apontar as desigualdades no tratamento do câncer e reconhecer o poder de cada indivíduo na redução do seu impacto global.
Detectando qual é o problema
Apesar de vivermos em uma época de grandes avanços na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, muitos são os fatores de desigualdade que podem afetar de forma negativa o tratamento. Dentre eles, a renda, educação e localização geográfica são alguns desses aspectos que custam muitas vidas.
Só para se ter uma ideia, no ano de 2020, estima-se que 10 milhões de pessoas tiveram óbito por causa do câncer. Dados confirmam que até 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas, por ano, se existissem estratégias apropriadas de recursos para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento em tempo correto.
O papel da Fundação Sara para melhorar esse cenário
Muitas famílias das crianças e adolescentes diagnosticadas com câncer, ao sair de suas cidades do interior para realizar o tratamento em nossas unidades de Montes Claros e Belo Horizonte, não possuem condições financeiras, moradia, ou até mesmo parentes que possam prestar algum suporte. Isso torna o momento delicado ainda mais difícil.
A Franciele, mãe do assistido Victor, que foi diagnosticado com câncer em agosto de 2021, é um dos muitos exemplos dessa situação. Ela conta que precisou deixar tudo para trás em sua cidade Janaúba para vir com o seu filho realizar o tratamento em Montes Claros, onde não tinha nenhum familiar ou conhecido.
Quando você recebe um diagnóstico desses, você descobre que o tratamento é muito caro e não tem tantas informações sobre como funciona. No início foi um momento bem difícil, pois nos sentimos muito sozinhos e sem saber o que fazer. Mas assim que a gente soube da existência da Fundação Sara, foi como se tirasse um peso de nossas costas, pois sabíamos que teríamos um lugar para ficar e com quem contar, comenta a mãe do assistido.
A Fundação Sara, além de auxiliar, por meio de 11 programas, a moradia, o transporte, a alimentação, entre outros serviços de assistência, oferece toda uma estrutura de apoio para que a família se sinta acolhida e não haja desistências durante o tratamento.
Além de outras inúmeras ações, a instituição também entende a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e atua no processo de tornar mais célere os atendimentos de crianças e adolescentes que apresentem suspeitas de câncer, uma vez que o Sistema Único de Saúde não dá conta de atender toda a demanda existente.
O programa Agilizar custeia todos os exames de diagnostico para acelerar o processo entre suspeita do câncer e o inicio do tratamento, além de obter resultados mais ágeis e precisos. Tudo isso, melhorando o prognostico e aumentando consideravelmente as possibilidades de cura, afirma a oncopediatra Sabrina Eleutério.
Cada um fazendo a sua parte, todos fazem a diferença
Nem todo tipo de câncer nos adultos é evitável, mas sabe-se que, por meio de escolhas de estilo de vida, é possível prevenir pelo menos um terço dos cânceres comuns.
Diferente do câncer em adultos, o câncer infantojuvenil não costuma estar relacionado a fatores externos como, por exemplo, sedentarismo e tabagismo, por isso, não há como prevenir. Mas atitudes, como hábitos saudáveis, ensinadas desde cedo, podem sim reduzir os riscos de câncer na vida adulta.
Dentro desse contexto, as escolas podem desempenhar um importante papel no apoio de uma boa nutrição e atividade física, bem como o fornecimento de informações e incentivo de comportamentos saudáveis entre crianças, funcionários, pais, famílias e a comunidade em geral.
Compreender para progredir
Somente quando aprendemos e entendemos, podemos agir para evoluir. Por isso, é de suma importância que cada indivíduo tenha a consciência em saber que possui o poder necessário para reduzir o impacto do câncer onde quer que esteja.
Sobre a Fundação Sara
A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.
Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já são quase 1.300 famílias amparadas.
Em 2018 e 2020 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Para saber mais sobre o trabalho da instituição acesse www.fundacaosara.org.br.
Compartilhe: