DECEMBER 9, 2022

Barragem de rejeitos é vistoriada pelos bombeiros, em Riacho dos Machados

Segundo a guarnição, não foram identificadas anormalidades que comprometessem a segurança da estrutura da barragem

SAVE_20220113_111226

Guarnição não encontrou nenhuma anormalidade/ Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

O Corpo de Bombeiros realizou na última terça-feira (11), uma vistoria na barragem de rejeitos de uma mineradora que opera na cidade de Riacho dos Machados.

Segundo a guarnição, a ação tem como finalidade monitorar a segurança da barragem. Durante a avaliação no local juntamente com funcionários da mineradora, os bombeiros informaram que não foi identificado anormalidades que comprometesse a segurança da estrutura da barragem.

Ainda segundo os bombeiros, a mineradora apresentou aos militares informações sobre os monitoramentos realizados diariamente, ratificando que as estruturas são assistidas em período constante de 24 horas por dia, através do sistema de câmeras e monitoramento geotécnico, o que permitiria que em caso de incidente, a identificação por meio de gráficos a ocorrência de movimentações e infiltrações.

Vistoria foi feita nesta terça-feira (11)/ Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

O Corpo de Bombeiros comunicou, ainda, que foi constatado durante a vistoria, que a barragem de rejeitos possui impermeabilização com geomebrana, impedindo com que o rejeito entre em contato direto com o solo. A mineradora ainda ressaltou aos militares, que o nível de água tem elevação lenta e que este aumento de volume pode ser controlado, uma vez que a barragem não possui contribuição de rios ou córregos, mas somente contribuição de chuvas. 

A guarnição concluiu os trabalhos de vistoria com o recebimento do Plano de Ação de Emergências para Barragens de Mineração (PAEBM) e com o estudo Dam Break, o qual avalia os potenciais impactos da ruptura de uma barragem.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência