DECEMBER 9, 2022

IFNMG publica edital do Processo Seletivo com 644 vagas para cursos superiores presenciais gratuitos em oito cidades da região

As vagas são para o primeiro semestre letivo de 2022, nos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou nesta segunda-feira (06) o edital do Processo Seletivo para ingresso nos cursos superiores gratuitos, no primeiro semestre de 2022.

No total, são disponibilizadas 644 vagas, divididas pelos cursos presenciais nos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni (confira quadro abaixo).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da Fundação Cefet Minas, de 8 de dezembro a  14 de fevereiro. Novamente, não haverá prova. A seleção será realizada por meio das notas de uma das edições do Enem de 2010 a 2021, informada pelo candidato no sistema de inscrição.

Reserva de vagas

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos(as) de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Resultados e matrículas

Encerradas as inscrições, no dia 15 de fevereiro de 2022, o IFNMG publicará a lista preliminar dos(as) inscritos(as) no Processo Seletivo de Nível Superior. O resultado preliminar na seleção será divulgado em 17/02 e o resultado final, em 03/03, quando pode começar a ocorrer a matrícula dos(as) aprovados(as) dentro do limite de vagas, dependendo do cronograma de cada campus. Os candidatos autodeclarados pretos e pardos que forem aprovados precisarão passar por uma banca de heteroidentificação.

Mais informações

Todas as informações sobre o Processo Seletivo de Nível Superior (cronograma, distribuição das vagas, orientações para inscrições, regras da seleção) estão detalhadas no Edital nº 227/2021 e respectivos anexos, publicados neste portal eletrônico e no site da Fundação CEFETMINAS, Neste último link, será disponibilizado o formulário de inscrição, no dia 09/12.

Os canais para esclarecer dúvidas são o e-mail concursopublico@fundacaocefetminas.org.br e o telefone (31) 3314-5222.

Veja a lista dos cursos oferecidos e as respectivas cidades

Fonte: IFNMG

Compartilhe: