DECEMBER 9, 2022


Covid: Norte de Minas alcança cobertura vacinal de 60,9% e recebe mais vacinas

Ao todo, serão 37 mil 885 doses de imunizantes da Pfizer/BioNtech, da AstraZeneca/Universidade de Oxford e da CoronaVac

SAVE_20211120_110401

Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) vão receber segunda-feira (22) duas novas remessas de vacinas contra a covid. Ao todo, serão 37 mil 885 doses de imunizantes da Pfizer/BioNtech, da AstraZeneca/Universidade de Oxford e da CoronaVac. O repasse aos municípios começa às 7 horas.

Em comunicado enviado nesta sexta-feira (19), às secretarias de saúde, a SRS ressalta que com base em decisão do Grupo de Avaliação e Monitoramento da Vacinação contra a Covid – (Gamov), envolvendo gestores de saúde regional, os municípios que não buscarem as vacinas ou não tiverem necessidade de recebimento de novas remessas, terão o quantitativo de imunobiológicos remanejado para outras localidades.

Nesse contexto, a referência técnica de imunização da SRS, Mônica Rochido, frisa que os municípios que já completaram o mínimo de 90% de cobertura vacinal da população com idade superior a 18 anos, deverão oficializar essa situação. Semanalmente as secretarias municipais de saúde também deverão comunicar à Superintendência Regional de Saúde a não necessidade de recebimento de mais vacinas, a fim de que seja providenciado o remanejamento para outras localidades.

DISTRIBUIÇÃO

Dos 54 municípios integrantes da Superintendência Regional de Saúde, somente 28 localidades vão receber 24 mil 995 doses de vacinas da AstraZeneca. Elas são destinadas ao término do esquema vacinal de pessoas que aguardam o fim do prazo para aplicação da segunda dose do imunizante.

Entre os municípios que receberão maior quantidade de vacinas da AstraZeneca estão: Montes Claros (10 mil doses); Porteirinha (2 mil 675); Rio Pardo de Minas (2 mil); Espinosa (1 mil 050); Monte Azul (920);  Coração de Jesus (700); Taiobeiras (670); Santo Antônio do Retiro (650); Salinas (620); Matias Cardoso (580); Jequitaí (510) e Jaíba (500 doses).

Já as 12 mil 690 doses de vacinas da Pfizer vão contemplar os 54 municípios integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde. A nova remessa é destinada à aplicação da dose de reforço (terceira dose) em mais 4,4 % da população com idade acima de 60 anos e em mais 13% dos trabalhadores da saúde.


Ainda na segunda-feira, atendendo a solicitação, a SRS vai repassar 200 doses de vacinas CoronaVac para o município de São João do Paraíso, para aplicação em pessoas com idade superior a 18 anos.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes reforça a importância dos municípios seguirem as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) quanto à continuidade da campanha de vacinação contra a covid.

Além da busca ativa da população para o complemento do esquema vacinal com a aplicação da segunda dose, a coordenadora reforça a importância do incremento das ações visando a imunização de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.


“Para voltarmos a ter uma vida normal, sem necessidade de isolamento e distanciamento social, é necessário que a cobertura vacinal da população seja superior a 90%, com a aplicação das duas doses de um dos imunizantes”, ressalta Agna Menezes.

VACINÔMETRO

Nesta sexta-feira (19), a macrorregião de saúde do Norte de Minas alcançou o percentual de 60,92% da população que já tomou as duas doses de vacinas contra a covid. Esse público chegou a 880 mil 231 pessoas.

Já a aplicação da primeira dose de vacinas chegou a 1 milhão 195 mil 934 pessoas residentes no Norte de Minas (82,76%). Por outro lado, 70 mil 430 pessoas já tomaram a dose de reforço contra a covid.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência