DECEMBER 9, 2022


Atenção primária da saúde de Manga fica em primeiro lugar entre as 25 cidades da Regional de Januária

A cidade de Manga, no Norte de Minas, foi classificada em primeiro lugar no quesito qualidade da saúde primária, entre os 25 municípios que compõem Gerência Regional de Saúde de Januária. A avaliação do desempenho é referente ao segundo quadrimestre de 2021 e é feita pelo programa Previne Brasil, criado em 2019, pelo Ministério da […]

Prefeito Anastácio Guedes e vice Cassília/ Foto: Solon Queiroz

A cidade de Manga, no Norte de Minas, foi classificada em primeiro lugar no quesito qualidade da saúde primária, entre os 25 municípios que compõem Gerência Regional de Saúde de Januária.

A avaliação do desempenho é referente ao segundo quadrimestre de 2021 e é feita pelo programa Previne Brasil, criado em 2019, pelo Ministério da Saúde.

Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde, trabalhando com foco em gestantes, mulheres em idade fértil, crianças, hipertensos e diabéticos. Além disso, busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde. Esse recurso é reinvestido no pagamento de abono por desempenhado dos profissionais que integram a Atenção Primária.

O Indicador Sintético Final – ISF, é resultado do cálculo do desempenho da consolidação dos sete indicadores previstos, sendo aferido a cada quatro meses com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes. O ISF avalia o desempenho das equipes da Saúde da Família e equipes de Atenção Primária.

Nesta quarta-feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma reunião com todos os profissionais da APS sob a coordenação de Sandra Bezerra Maia, onde a coordenadora e a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Cassília Rodrigues, apresentaram os resultados, para a alegria da equipe.

A Prefeitura de Manga, por meio do prefeito Anastácio Guedes e da vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, parabenizou e agradeceu o empenho e dedicação de todos os enfermeiros gerentes de Unidades de Saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e demais servidores dos PSF’s Central, dos bairros Boa Vista, Tamuá, Cruzeiro, Arvoredo e das comunidades rurais de São José das Traíras, Nhandutiba e Brejo São Caetano, que, juntos atendem a população manguense com excelência.

“Reiteramos que esse excelente resultado exprime o brilhante trabalho desempenhado pelas equipes para que Manga obtivesse o 1° lugar da GRS de Januária, 21°lugar em Minas Gerais e 156°lugar no Brasil. Gratidão a todos pelo empenho”, declarou Cassília.

Compartilhe: