Cinco homens, entre 20 e 32 anos, foram presos na manhã desta sexta-feira (12), durante operação da Polícia Militar que visa combater uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em Mirabela, no Norte de Minas.
A Operação “El Chapo” cumpriu quatro mandados de prisões preventivas, dentre eles, contra o chefe da quadrilha, além de seis mandados de busca e apreensão. Um quinto homem também foi preso com uma quantidade de drogas, durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão.
Na ação, foram apreendidos dois revólveres; sete munições .22; seis munições .32; um tablete de crack; 88 papelotes de cocaína; 92 pedras de Crack; uma balança de precisão; R$ 4.344 em espécie; dois celulares; e um caderno com anotações referentes ao tráfico de drogas.
Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta (12), o capitão Bruno Gonçalves, da 209ª Companhia de Polícia, explicou que os suspeitos agiam de forma organizada, além de tráfico de entorpecentes, também atuavam em roubos e homicídios. Os suspeitos foram localizados por meio do setor de inteligência do 50⁰ BPM, com o apoio do Ministério Público. As investigações duraram cerca de três meses.
“Os levantamentos estavam sendo feitos desde o mês de outubro, em decorrência do aumento da criminalidade na cidade de Mirabela. A motivação foi uma apreensão anterior de uma grande quantidade de drogas, no dia 30 de outubro, foram encontradas 16 barras de maconha na região do bairro Santos Reis, em Montes Claros, e que seriam revendidas em Mirabela. Desde então, começamos a fazer um mapeamento do destino, quem iria receber essa droga, e como ela seria comercializada”, disse o capitão Gonçalves.
Ainda segundo o capitão, os integrantes presos são das cidades de Montes Claros e Mirabela e possuem diversas passagens pelo sistema policial, sendo conhecidos pela prática de outros delitos.
Os levantamentos continuam para averiguar a participação de mais pessoas no esquema.