DECEMBER 9, 2022

Desafio virtual em prol da prevenção do câncer de mama é destaque em Montes Claros e região

Desafio Superação, que envolve os participantes em caminhada, aconteceu nesse domingo (17)

SAVE_20211018_160015

Participantes do bairro Santos Reis em Montes Claros elogiaram a iniciativa e já aguardam com expectativa o desafio do próximo ano/ Foto: Igreja Adventista/ Divulgação

Uma em cada 10 vítimas do câncer de mama poderia ter a vida poupada se praticasse atividade física ou, ao menos, uma caminhada de 30 minutos por dia. A afirmação consta num artigo científico publicado na revista Nature*, numa pesquisa que contou com a colaboração do Ministério da Saúde, em 2015. Além de contribuir com a saúde, os dados demonstram que manter o corpo na ativa melhora o metabolismo de alguns hormônios relacionados ao câncer de mama.

A problemática é um dos alvos da campanha internacional Outubro Rosa e está em foco no Desafio Superação, prova virtual que envolve os participantes em caminhada, corrida e ciclismo. O evento, promovido pelo projeto Missão Mulher da Igreja Adventista, aconteceu neste domingo (17) e contou com mais de 2,2 mil participantes. Cada inscrito escolheu o percurso de sua preferência, se exercitou, marcou seu tempo em um relógio e enviou para a organização da corrida. Tudo de forma virtual!

“Tivemos um crescimento de mais de 30% de participantes, em relação ao ano passado. Isso significa mais pessoas comprometidas a cuidarem de sua saúde, estimularem a conscientização em sua comunidade e contribuírem com pessoas que lutam com o câncer através da solidariedade”, explicou a organizadora do projeto, a líder de Mulheres da Igreja Adventista para RJ, ES e MG, Ester Leal.


Desafio em Montes Claros


Em Montes Claros, a Igreja Adventista localizada no bairro Santos Reis, participou do Desafio Superação. Paula Alves, uma das organizadoras da ação, afirma que a igreja aproveitou o momento para conscientização.

“É emocionante ver pessoas envolvidas para divulgar informações sobre prevenção, a importância de ir ao médico de forma regular e principalmente falar sobre a valorização da vida a partir de um diagnóstico precoce. Essa iniciativa nos mostra o quanto devemos falar sobre esse assunto, e mostrar o quanto a igreja tem um papel relevante nessa ação”, frisa Paula.

Desafio Superação, prova virtual que envolve os participantes na prática da atividade física/ Foto: Igreja Adventista/ Divulgação

Câncer de mama tem cura!

Cristina de Paula, 36 anos foi diagnosticada recentemente com câncer de mama. Ela que participou da ação contando sua experiência, destacou a importância deste tipo de iniciativa.

“A surpresa nada agradável me fez ver o quanto é necessário que nós mulheres tenhamos o mesmo cuidado e amor que dedicamos ao outro: nossos filhos, maridos, pais; com nós mesmas.

A iniciativa da Igreja Adventista de realizar o dia de conscientização sobre o Outubro Rosa foi de grande importância. Podemos neste evento compartilhar experiências e aprendizados”, ressalta.

Não tenha medo

Cristina lembra que muitas mulheres não realizam o autoexame das mamas nem fazem as consultas regulares.
“Muitas dizem ter medo. Mas afirmo: não tenha medo de se cuidar, tema a doença. Estou em tratamento e alguns dias são bem difíceis. O que nos fortalece é o amor imenso do nosso Deus e a rede de apoio que temos nos familiares e amigos. Câncer de mama tem cura! O diagnóstico precoce permite isso! Mulheres: se cuidem”, afirma Cristina.

O evento contou com palestras direcionadas por profissionais de saúde. O Desafio Superação teve caminhada em direção à Praça Santa Cruz, com entrega de folhetos educativos, pertinentes ao Outubro Rosa, e uma fisioterapeuta na praça que passou orientações no que diz respeito a prática de exercícios físicos.

O Desafio Superação também foi destaque nas cidades de Rio Pardo de Minas, Curvelo, Taiobeiras, e várias outras localidades no norte de minas.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência