Um complexo exclusivo para a realização de eventos e festas. O que antes era apenas um sonho, agora, está se tornando realidade. As obras de construção do Parque de Exposições de São Romão, no Norte de Minas, estão à todo vapor.
Segundo a Prefeitura Municipal, a área total de 67.052,99 m² vai trazer mais comodidade para os 12.337 habitantes, pois além de ser um local destinado às festas tradicionais, que antes eram realizadas na Praça da Rodoviária, também vai servir de palco para rodeios e vaquejadas, hobby bem apreciado na região. Para que a obra saísse do papel, a Prefeitura desembolsou R$ 503.005,20 mil.
Banhada pelo Rio São Francisco, a cidade norte-mineira tem na pesca, pecuária e agricultura as principais atividades econômicas. Isso indica, portanto, o quanto um Parque de exposições significa para essas categorias, uma vez que o espaço poderia servir para concentrar as feiras de agricultura, os rodeios, e leilões. Tudo isso, além de movimentar o aspecto cultural da cidade, também movimenta várias atividades econômicas.
Esse cenário é bem avaliado pela bióloga e comerciante Heliqueni Alves da Silva. Ela é natural de Brasilândia de Minas, e mora em São Romão há duas décadas. Com o tempo, a moradora constituiu sua família no município e diz ter boas expectativas a partir da nova instalação.
“Acredito que será muito importante para o desenvolvimento da cidade, principalmente para o comércio local, todos ganham, serão oportunidades que irão agregar valores nunca vistos por aqui, sou do Noroeste de Minas, mas moro aqui há vinte anos, somente nos últimos anos tenho presenciado um progresso significativo, pessoas vindo de outras regiões, investindo aqui, ou seja acreditando nas oportunidades do local.E com certeza esse Parque irá trazer um diferencial para o desenvolvimento promissor para a Cidade São Romão e toda região“, comentou.
A arquiteta da obra, Nadyelle Santos Barroso comenta que o Parque contará com diversos espaços para receber o público e a detalhou como será a estrutura.
“De acordo com o projeto, a fachada principal do parque será em alvenaria e as lateral com uma espécie de mourão. Ao entrar, seguem uma pista em pavimento asfáltico onde terá uma área de exposições. No entorno da pista deverão ser executadas calçadas e rampas de acesso. Já próximo a entrada, nas laterais direita e esquerda, haverá área reservada para estacionamento, em terreno natural. No fundo do parque, mais precisamente na lateral direita tem tem a entrada para caminhões”.
A previsão de término da construção é para o final deste ano. No projeto inicial não tem estande fixo, mas a expectativa da prefeitura é que em uma próxima etapa seja executada essa complementação na estrutura.
Circuito das vaquejadas
Após o término da obra, segundo a Prefeitura, o município de São Romão terá estrutura para ser inserido no Circuito de vaquejadas, que atualmente é composto pelos municípios próximos como São Francisco, Icaraí de Minas, Ubaí e Ponto Chique. Além da competição, os eventos do circuito contam com feiras e Shows artísticos.
A novidade tem agradado os são-romanenses, principalmente aqueles que vão se beneficiar diretamente com o espaço: os amantes de vaquejadas, rodeios e festas.
E onde tem festa, tem hóspedes. Esse avanço no desenvolvimento é comemorado pela administradora de um hotel da cidade, Dalvenice Evangelista do Nascimento, que montou o empreendimento há 29 anos na cidade.
“Isso trará melhorias não só para São Romão, mas também para cidades vizinhas também. Com certeza estarão participando dos eventos que serão realizados no parque. Eles virão nós prestigiar também. Estão todos na expectativa de inauguração. Pois vai favorecer a todos: comércios, fazendeiros…a população só tem a ganhar”, disse.
Para atender à demanda, que tende a aumentar, Veranice já tem se preparado.
“O que espero é que melhore a procura. E já deu para sentir, já tem um termômetro, percemos que o movimento melhorou bastante durante as obras, mesmo em meio a essa crise. E isso tem refletido nas buscas de hotel São Lucas. Se na construção tem melhorado essa busca, imagina quando tiver acontecendo os eventos? A expectativa é de sucesso nas hospedagens. Inclusive, estamos melhorando a estrutura do hotel para ajudar no fluxo de pessoas”, completa a empresária.
Compartilhe: