DECEMBER 9, 2022


Incêndios florestais atingem cidades do Norte de Minas

Balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros indica um total de 11 ocorrências registradas na região somente nesta terça (14); focos em Brasília de Minas e Salinas são os principais

SAVE_20210915_111527

Foram registrados dois focos em Brasília de Minas/ Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

O Corpo de Bombeiros combateu 11 ocorrências de incêndio nesta terça-feira (14), em cidades do Norte de Minas.

Um balanço divulgado pela assessoria de comunicação indicou os principais locais de atendimento em Montes Claros, Janaúba e Salinas, Januária e Brasília de Minas. Em Salinas, por exemplo, as chamas consumiram cerca de 100 hectares de plantação de eucalipto, já em Brasília de Minas, o fogo atingiu às margens da MG-202, no trecho que liga a cidade à Mirabela e Montes Claros.

A assessoria de comunicação de Brasília de Minas emitiu um comunicado informando que devido ao incêndio, a cidade ficou sem internet e desmentiu, ainda, sobre vídeos de animais mortos e machucados supostamente pelo incêndio na cidade.

“Equipes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Brasília de Minas e Brigadistas do IEF e da empresa proprietária da área dos eucaliptos estão no local combatendo as chamas desde a manhã de ontem. A Prefeitura disponibilizou caminhão-pipa, máquinas de grande porte, profissionais da assistência social, saúde para atender as famílias de moradores próximo ao local, caso necessitem. Também estão à disposição médicos veterinários se algum animal precisar de atendimento. Os vídeos compartilhados com animais queimando não são de Brasília de Minas. Uma força tarefa está trabalhando incansavelmente nessa ação”, disse.

O segundo foco de incêndio em Brasília de Minas foi em uma plantação de eucalipto/ Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Principais ocorrências:

MONTES CLAROS : cinco ocorrência de incêndio florestal

-BR 251, incêndio em pasto em uma fazenda.

-BR 365, próximo à lagoa da Copasa, foi feito monitoramento de um incêndio através de Drone com câmera térmica o que facilita o planejamento das ações;

-Incêndio próximo ao Parque Guimarães Rosa;

-Incêndio nas tábuas da Lagoa do Interlagos

-Comunidade Brejo Novo, Estrada da Produção, zona rural de Montes Claros, Incêndio em fazenda;

-Monitoramento em vegetação próximo à Lafarge.

JANAÚBA: Duas ocorrências de incêndio florestal.

-Além dos Incêndios em lote vago na Avenida Gentil Dias, os bombeiros se concentram no atendimento de um incêndio nas proximidades de Janaúba, na serra do Taquaril, local com vegetação densa, de transição de cerrado para caatinga e de difícil acesso. É importante dizer que, bombeiros militares de Montes Claros foram enviados para reforçar o efetivo do 6 Pel BM.

SALINAS: Duas ocorrências de incêndio florestal.

-Um incêndio em lote vago no bairro São Geraldo em Salinas, sendo que uma guarnição foi empenhada e realizou o combate as chamas.

-E um incêndio em área de reflorestamento ( Cultura de Eucalipto) no município de Curral de Dentro. A guarnição de bombeiros estava acompanhada de 18 brigadistas da empresa, contou com três caminhões pipas, soprador, mochilas costais, abafadores e equipamentos de proteção individual. No final da tarde, o incêndio foi controlado e a área continuou sendo monitorada pelos brigadistas. Segundo informações representantes da empresa a área queimada foi estimada em 100 ha.

Bombeiros combateram incêndios na APA Pandeiros e Cocha Gibão, zona rural de Januária/ Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

JANUÁRIA: Duas ocorrências de incêndio florestal, além dos Incêndios em lote vago.

-Incêndio na comunidade de Tejuco, zona rural de Januária, Incêndio debelado.

-Nove bombeiros militares de Januária e Montes Claros, mais brigados do IEF, combatem Incêndios na APA Pandeiros e Cocha Gibão. Amanhã dia 15/09/2021 está previsto o lançamento de água sobre alguns focos do incêndio para auxiliar nas ações de combate.

BRASÍLIA DE MINAS: Duas ocorrências de incêndio florestal

-Incêndio em uma plantação de eucalipto e vegetação de cerrado. Devido à intensidade das chamas e grande quantidade de fumaça a rodoviária MG 202 teve que ser interditada por aproximadamente 20 minutos e logo após o trânsito foi liberado em meia pista e ficou sob os cuidados da Polícia Militar.

-Ao entardecer foi detectado outro foco de Incêndio na região. Os trabalhos foram encerrados ao anoitecer e serão iniciados no dia seguinte com reforço de mais bombeiros militares.

Compartilhe: