DECEMBER 9, 2022

Hospital Dilson Godinho inaugura Pronto Atendimento para convênios

Novo espaço vai atender a saúde suplementar

IMG-20210909-WA0995

Local foi inaugurado nesta quinta-feira (10)/ Foto: Divulgação


A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, mantenedora do Hospital Dilson Godinho, inaugurou nesta quinta-feira (09) o Pronto Atendimento para atendimento particular e convênios. O evento contou com a presença de autoridades, deputados e representantes da sociedade.

O novo espaço vai oferecer mais de 13 especialidades, e conta com serviços que vão desde consultas e exames, até procedimentos mais complexos,  para uma área de abrangência de cerca de 90 municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, além do Sul da Bahia.

Eder fez agradecimentos e falou sobre a nessidade da população ter mais opções no setor de saúde/ Foto: Solon Queiroz

Eder Tadeu Pinheiro Brandão, Diretor administrativo e financeiro da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, agradeceu aos funcionários, deputados, e todos que contribuem diariamente para o desenvolvimento do hospital. Ele ainda ressaltou a importância de Montes Claros ter mais uma opção em atendimento hospitalar.

“Esse Pronto Atendimento destina-se à  saúde suplementar, que complementa o SUS e portanto irá desafogar a demanda  no sistema Único. Ainda em sua fala Eder refletiu sobre a necessidade do atendimento cada vez mais humanizado. Nosso objetivo nunca foi ser o maior, nem o melhor hospital, mas sim, um hospital que presta um melhor atendimento às pessoas. Acolher com amor. Queremos que se lembrem do hospital não com tristeza, mas ao falar do hospital sintam a paz de saber que o seu ente querido foi tratado da melhor maneira possível, mais digna, e que o amor prosperou-se. Tenham sempre aqui uma casa aberta, uma casa de amor, que é feita por todos nós para a comunidade de Montes Claros, todo o Norte de Minas e todos que aqui  necessitam de ser tratados”, refletiu.

Helder diz que o objetivo é aumentar a qualidade do serviço/ Foto: Solon Queiroz

Já o Diretor-presidente da Fundação, Helder Leone Alves de Carvalho, avaliou que a instalação dará mais qualidade aos serviços prestados pelo hospital.  “Temos o objetivo maior de dar qualidade ao atendimento.  Fazer gestão pública não é fácil,  levando-se  em consideração que com atual tabela do SUS a conta não fecha.  Tem sido um trabalho de formiguinha, buscando recursos para transformá-los em assistência. Lembrou aa inauguração  recente da ala branca com 38 leitos SUS, com dois pacientes por quarto e anunciou outras obras previstas tais como: reforma de todo o hospital, do piso ao teto e a construção de uma nova farmácia. A intenção é que  o hospital se transforme e seja uma opção para a população de Montes Claros. Para o paciente sair daqui com o menor tempo possível, mas com a menor morbidade. Estamos perseguindo e vamos perseguir essa qualidade. Seja particular, ou SUS, a qualidade é universal”.

Um ponto compartilhado por todos durante os discursos foi a importância das emendas parlamentares , especialmente as emendas de custeio  para  suplementar os parcos orçamentos dos hospitais filantrópicos.  Realidade lembrada pelo deputado Arlen Santiago (PTB), que também é médico da Fundação há 40 anos. Lembrou ainda a participação de emendas de senadores , recursos extra do governo Federal e  a renegociação de dívidas junto à Caixa Federal com juros mais baixos o que possibilitou aos hospitais um respiro.

“O que tem salvado são as emendas, que a princípio não era para custeio. Fomos lutando e conseguimos, e pessoas como os deputados e senadores tem conseguido manter essa conta. E nesse ano nós tivemos alguns recursos do governo federal extras, e também tivemos a diminuição dos juros. Era de 20% ao ano. Estou vendo o trabalho e a vontade realmente de acertar. E precisamos cada vez de parcerias”, ressaltou.

Deputado Arlen Santiago ressaltou sobre a facilidade financiamento para hospitais/ Foto: Solon Queiroz

Na mesma linha, o deputado federal Marcelo Freitas (PSL) também destacou a necessidade de mais  emendas  para as unidades hospitalares da cidade, uma vez que o município é referência para cerca de R$ 2 milhões de pessoas na região.

“O papel do deputado é esse mesmo de buscar recursos. E de nossas emendas individuais, será repassado em breve cerca de R$ 500 mil iniciais para o hospital. Montes Claros ganha porque eu sou membro da Comissão Mista de Orçamento, e devo estar na sub-relatoria, o que nos vai permitir conseguir aportar mais recursos para essa macrorregião de maneira considerável e atender a saúde de melhor maneira possível”, informou.

Deputado Marcelo Freitas discorreu sobre emendas destinadas ao hospital/ Foto: Solon Queiroz

Coube a Felicidade Vasconcelos Tupinambá, representante  do  Conselho de curadores, órgão máximo da fundação, inicialmente saudar os presentes . Em sua fala enalteceu o trabalho da atual diretoria que vem realizando o sonhos de muitas  gestões anteriores:

“O Pronto Atendimento SUS já inaugurado e o Pronto Atendimento para convênios que hoje inauguramos sempre foram sonhos acalentado por muitas gestões, mas que pela graça de Deus coube à atual diretoria a honra de inaugurá-los.  E aqui quero externar ao Dr. Helder Leone, ao Dr. Eder Brandão, aos demais colaboradores  o reconhecimento, aplauso e gratidão  do conselho de curadores pela  dedicação e  esforços  empreendidos. Sinto-me portanto, honrada em fazer parte do conselho curador desta fundação e presenciar a concretização de mais um sonho e a perspectiva de outros avanços”, falou.  

Felicidade Tupinambá enalteceu o trabalho da diretoria/ Foto: Solon Queiroz

Especialidades

Criada em 1995, como entidade civil, filantrópica, e beneficente, a Fundação inaugurou o Hospital Dilson Godinho em 2006. Atualmente, atende uma população de mais de 2 milhões de habitantes e cerca de 86 municípios do Norte de Minas, Vale Jequitinhonha, Mucuri e Sul da Bahia.


O hospital dispõe de 102 leitos SUS e particulares, pronto socorro 24 horas, oferece serviços de alta complexidade nas mais variadas especializações médicas e terapia intensiva, cirurgias em geral, serviços de quimioterapia, radioterapia em Montes Claros e Salinas, realiza ainda os mais avançados exames laboratoriais, cardiológicos e diagnósticos por imagem, além de diversos outros serviços hospitalares modernos.  A fundação é referência na oncologia, com reconhecimento nacional em cuidados paliativos e escolhida, desde 2015, como instituição de saúde, campeã do carinho da região sudeste, em concurso nacional, promovida pela empresa Johnson e Johnson.


A doutora Fabiana Pereira Vieira Amorim, coordenadora do Pronto-socorro e do Pronto Atendimento do Hospital Dilson Godinho e diretora clínica da instituição, declarou receber em  média de 250 atendimentos diários entre o SUS e a Saúde suplementar.

Doutora Fabiana Amorim comentou sobre os serviços ofertados pelo hospital/ Foto: Solon Queiroz


“Com essa inauguração nós separamos o atendimento suplementar da saúde, e almejamos prestar um serviço de maior qualidade. O que a gente frisa aqui tanto na saúde complementar, como no setor público, é a humanização do paciente, para ele chegar e não deixar de ser atendido. Principalmente nessas especialidades que nós somos credenciados como consultas especializadas e vai facilitar para o paciente. Pois às vezes ele quer uma urgência e emergência, quer um determinado momento e às vezes ele não consegue. Aqui ele terá esse serviço, tanto agendado, como de urgência”, comentou.

Lista dos serviços e especialidades oferecidos:
Ambulatório de clinica médica, cardiologia e demais especialidades sob agendamento, como, ortopedia, angiologia, cardiologia; cirurgias: cardíaca, cardio vascular, geral, plástica, torácica e cirurgias por vídeo;  além de  dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, nefrologia, neurologia e neurocirurgia, oftalmologia, oncologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia, quimioterapia e hemodiálise em Montes Claros e Salinas.

Compartilhe: