DECEMBER 9, 2022

Hospital Universitário recebe doação de R$ 330 mil para compra de ‘Kit intubação’

Medicamentos são usados em casos graves da Covid-19

HUCF-Arquivo-Ascom-Unimontes

Hospital Universitário será contemplado/ Foto: Ascom HUCF

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) receberá uma doação do Grupo Alfastar, no valor de R$ 330 mil, que será aplicada na compra de medicamentos e materiais do chamado ‘Kit intubação’, usados no atendimento de pacientes da Covid-19 internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O repasse dos recursos ao HUCF será feito por meio da Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

A doação foi confirmada pela direção do Grupo Alfastar em atendimento ao pleito formalizado pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, solicitando o aporte financeiro para a compra dos medicamentos para os pacientes graves que enfrentam a Covid-19. Boa parte dos insumos é importada, o que eleva os custos de aquisição.

O Grupo Alfastar foi fundado pelo empresário Aloysio de Andrade Faria (falecido em setembro de 2020), um dos grandes benfeitores do HUCF. Contribuiu para várias obras de melhoria e infraestrutura física e tecnológica da unidade, cujo atendimento é 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital leva o nome do pai de Aloysio de Andrade Faria, Clemente de Faria.

Na solicitação da doação encaminhada ao Grupo, o reitor Antonio Alvimar Souza destaca que o Hospital da Unimontes tornou-se referência regional na assistência às pessoas contaminadas pelo Novo Coronavírus. Por outro lado, com o avanço da pandemia, a unidade hospitalar passou a enfrentar dificuldades para aquisição dos materiais e medicamentos essenciais ao tratamento dos pacientes.

A indisponibilidade de vários itens no mercado nacional, além do crescente número de atendimentos, e a referência desta unidade (HUCF) para o tratamento da doença, com significativa ampliação dos leitos destinados a este tratamento, amplia a angústia de todos os profissionais de saúde e gestores envolvidos na linha de frente, enfatizou o reitor Alvimar.

O pedido foi atendido prontamente pela direção do Grupo Alfastar, sendo providenciada a assinatura do termo de doação, por meio da Fadenor. No termo é destacado que a iniciativa visa proporcionar ao Hospital Universitário Clemente de Faria melhor atendimento ao público da comunidade em que atua.
Agradecemos ao Grupo Alfastar, por essa valiosa doação, que permitirá que o nosso hospital continuará salvando vidas em momento de dificuldades, no enfrentamento da pandemia, além de assegurar o seu compromisso com a garantia da qualidade na assistência da população, ressalta o professor Antonio Alvimar Souza, destacando que os recursos serão destinados aos pacientes internados em leitos de UTI do HUCF.

Compartilhe: