DECEMBER 9, 2022

IFNMG publica edital com 1695 vagas em cursos gratuitos a distância na área de línguas

Inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 25 de julho

ifnmg-moc (1)

Aulas são à distância/ Foto: IFNMG/ Divulgação

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou nesta quarta-feira (14) o Edital n° 13, com as normas do processo para seleção de 1695 candidatos para os cursos gratuitos a distância de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de línguas: Espanhol Básico, Espanhol Intermediário, Espanhol Para Fins Específicos, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Inglês Para Fins Específicos, Libras Avançado, Português como Segunda Língua (comunidade surda) e Redação para o ENEM.

As inscrições poderão ser realizadas de 18 a 25 de julho de 2021 por meio de formulário online, disponível neste link. Podem participar estudantes e servidores do IFNMG e também pessoas da comunidade externa, desde que observados os requisitos mínimos exigidos pelo edital. A seleção será feita por sorteio, a ser realizado de forma online no dia 29 de julho de 2021.

Os cursos estão previstos para começar em nove de agosto de 2021 (com exceção das segundas turmas de Espanhol/Inglês para fins específicos, que começarão em 23 de novembro) e terão a duração de 8 meses. As aulas serão ministradas na modalidade de educação a distância e atividades não presenciais, nos dias e horários definidos pela coordenação do curso, de acordo com a necessidade. Na maioria dos cursos haverá aulas síncronas (em tempo real, a distância) uma ou duas vezes por semana.

Os cursos são promovidos no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) por meio dos Centros de Línguas (CELINs) e dos Núcleos de Educação a Distância (NEADs) dos campi. As vagas nos cursos são divididas pelos polos do IFNMG, mas como as aulas são a distância, não é necessário que o candidato resida nessas cidades.

Informações, resultados e publicações referentes ao edital poderão ser acompanhadas por este link: https://www.ifnmg.edu.br/editaisextensao.

Avaliação e Certificação

Os estudantes serão avaliados no decorrer do curso. Os resultados dessas avaliações serão considerados para efeitos de aprovação e ingresso no próximo nível do curso, caso seja oferecido. Serão considerados aprovados os alunos que alcançarem média igual ou superior a 60% do total aplicado ao curso e cumpram pelo menos 75% de frequência da carga horária. Ao final do curso, será fornecido ao estudante aprovado um certificado de conclusão do curso.

Compartilhe: