DECEMBER 9, 2022

Santa Casa e Hospital Universitário acionam plano de contigência

Hospitais emitiram comunicado nesta segunda-feira (13)

20200627170801266122e

Pronto-socorro da Santa Casa está superlotado/ Foto: Divulgação

A Santa Casa de Montes Claros e o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) emitiram notas nesta terça-feira (13) comunicando sobre o acionamento do Plano de contigência devido a superlotação do pronto-socorro.

Primeiro, a Santa Casa informou que o número de pacientes está atualmente muito superior à capacidade instalada na sua unidade de urgência do Pronto Socorro (SUS). Dessa forma, o hospital informa que está com seu Plano de Contingência em Nível III acionado e que está atendendo somente casos de referência exclusiva e/ou emergências nesta unidade.

“Até às 08h32 de hoje (13/07/2021), havia 60 pacientes internados em macas no Pronto Socorro, Bloco Cirúrgico e CEDITEN aguardando vaga em leito de enfermaria e/ou terapia intensiva. Na oportunidade, a Santa Casa de Montes Claros ressalta que esta situação não está relacionada aos leitos destinados ao atendimento de pacientes confirmados e/ou com suspeita para Covid-19. A Santa Casa de Montes Claros reforça sua importância em atendimento de alta complexidade para uma população aproximada de dois milhões de habitantes das regiões Norte de Minas, Vale do Mucuri e Jequitinhonha”, disse a nota.

Hospital Universitário também acionou plano/ Foto: Divulgação

Mais tarde, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) também emitiu informativo ratificando que devido à situação de superlotação dos leitos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e de terapia intensiva do hospital, foi necessário acionar o Plano de Contingência, e de forma prioritária, atenderá somente os casos de emergência e referência.

“Por sermos um hospital “portas abertas”, estamos com a capacidade de atendimento em mais de 100%. No momento, no nosso Pronto Socorro existem 27 pacientes internados aguardando uma vaga para internação, cuja capacidade instalada é de 20 pessoas. Desta forma, se fez necessário mais uma vez, a compreensão dos usuários e orienta que procurem outras unidades de saúde até que a situação volte a normalidade”, finalizou a nota.

Compartilhe: